DECEA realiza workshop sobre a gestão de Rotas Preferidas dos Usuários, em 20.04.25


Em nota postada no dia 14, o DECEA divulgou que realizou, no período de 01 a 03 de abril, no CINDACTA-IV (Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), o Workshop Nacional sobre a Gestão de Rotas Preferidas dos Usuários (UPR) por meio da ferramenta DASA – Digital Airspace System Analysis (Análise Digital de Sistema de Espaço Aéreo).

A iniciativa teve o objetivo de preparar a equipe técnica do Brasil, representada pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade do DECEA, para o Workshop Regional de UPR por meio do DASA, que será realizado em Lima (Peru), entre os dias 09 e 13 de junho.

O encontro em Manaus (AM) representou um passo estratégico na consolidação do Brasil como liderança regional na adoção de soluções digitais para o gerenciamento do tráfego aéreo. A capacitação nacional teve foco na padronização de processos, no fortalecimento do uso do DASA e na integração das Rotas Preferidas de Usuários ao conceito de Espaço Aéreo de Rotas Livres (FRA), promovendo maior eficiência operacional, economia de combustível e redução da emissão de CO₂.

“O workshop serviu também como um alinhamento técnico fundamental, reforçando melhorias já implementadas e preparando o CGNA para representar o Brasil com excelência no evento regional”, pontuou o chefe da seção de espaço aéreo do CGNA, tenente especialista em Controle de Tráfego Aéreo Eduardo Henrique Veríssimo dos Santos.

O evento reuniu representantes das principais companhias aéreas nacionais, LATAM, Azul e Gol. “Acreditamos que a ferramenta tem um grande potencial para ser a base de muitos novos conceitos, melhorias para a flexibilização e otimização do espaço aéreo e integração de sistemas, a nível DECEA e região SAM”, destacou o analista de rotas da Azul Linhas Aéreas, Everton Barbosa Theodoro.

Segundo o engenheiro de operações da LATAM, Luís Alberto Corazza, a empresa aérea já está utilizando a plataforma em sua operação, e os resultados têm se mostrado altamente positivos, especialmente em termos de eficiência operacional, economia de combustível e redução de emissão de gases poluentes.

“Durante o 5° Meeting of the North American, Central American and Caribbean Working Group (NACC/WG), promovido pela ICAO, a ferramenta DASA foi citada e elogiada por autoridades internacionais e representantes da IATA, que reconhecem seu potencial como modelo para outras regiões das Américas”, ressaltou o engenheiro de operações da LATAM, João Paulo Peniche.

A proposta de expansão do uso do DASA para toda a Região SAM, apresentada pelo Brasil durante a SAM/IG/32, foi bem recebida pelos países participantes, reforçando a importância de uma abordagem regional integrada para a modernização da navegação aérea.