DECEA reúne organizações de aviação do continente americano para debater AIM, em 25.04.24


Conforme nota no dia 17, o DECEA, por meio do Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI) e com o apoio do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), reuniu, durante a semana entre 16 e 18 de abril, representantes de organizações da aviação de todo o continente americano no Seminário AIM Brasil. O evento teve por objetivo compartilhar os avanços e desafios na atividade AIM – Aeronautical Information Management (Gerenciamento da Informação Aeronáutica), promover o intercâmbio entre especialistas e explorar tendências e novas tecnologias da atividade.

Ao longo dos três dias de evento, entre outros tópicos, foram abordados temas como:
– estrutura AIM no Brasil;
– AIP Eletrônico;
– conjuntos de dados digitais;
– iniciativas do SWIM – System Wide Information Management (gerenciamento de sistema de informação ampliado); e,
– o AIM no contexto do Gerenciamento de Tráfego de Aeronaves Não Tripuladas BR-UTM (Unmanned Traffic Management).

Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer as instalações CGNA – Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea e do ICA – Instituto de Cartografia Aeronáutica, unidades do DECEA.

“Temos o prazer de sediar este evento e compartilhar as nossas experiências no campo do AIM. Nossa intenção é não apenas apresentar as boas práticas realizadas no Brasil, mas também promover um ambiente de aprendizado e trocas entre os participantes dos diversos países, representados por organizações relacionadas à navegação aérea”, afirmou o diretor-geral do DECEA, tenente-brigadeiro do ar Alcides Teixeira Barbacovi, na abertura do Seminário, no Auditório Paulo Victor, na CISCEA.

Esta é primeira edição do evento, que ratifica a premissa da promoção da integração e do compartilhamento de experiências no campo do AIM.

Participaram do evento profissionais de 28 países, representantes de organizações como:
– FAA,
– Depto. de aviação civil do Suriname,
– Direção Geral de Aviação civil do Equador,
– Direção Geral de Aviação civil do Peru,
– Direção Geral de Aviação civil da Bolívia,
– Empresa Argentina de Navegação Aérea,
– ANAC – Administração Nacional de Aviação Civil da Argentina,
– Unidade Administrativa Especial de Aeronáutica Civil da Colômbia,
– Serviço de navegação Aérea do Caribe-holandês,
– Instituto Dominicano de Avaição Civil,
– Autoridade Aeronáutica do Panamá,
– National Geospatial-Intelligence Agency, e,
– IFALPA – International Federation of Air Line Pilots Association.

Também estiveram presentes autoridades como o oficial regional de Gestão de Informações Aeronáuticas e Meteorologia Aeronáutica (AIM/MET) do  Escritório Sul-Americano OACI, Jorge Armoa, o presidente da Comissão de Implementação do Sistema de Controlo do Espaço Aéreo (CISCEA), major-brigadeiro-engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski e o diretor do ICA, tenente coronel aviador Devilan Dutra Paulon Júnior.

A OACI define Gestão de Informação Aeronáutica como a gestão dinâmica e integrada de serviços de informação aeronáutica através do fornecimento e intercâmbio de dados aeronáuticos digitais de qualidade garantida, em colaboração com todas as partes.

O AIM é fundamental para garantir que pilotos, controladores de tráfego aéreo e outros profissionais da aviação tenham acesso às informações precisas e atualizadas de que precisam para tomar decisões seguras e eficientes. A atividade contribui para a prevenção de acidentes, otimização do fluxo aéreo e redução de atrasos.

O Brasil vem investindo em diversos projetos importantes para aprimorar o AIM em seu território. Entre os principais, podemos destacar o SWIM (System Wide Information Management), uma iniciativa global que visa modernizar a forma como as informações aeronáuticas são gerenciadas, ao implementar soluções que permitam a integração e interoperabilidade de sistemas AIM de diferentes países e o BR-UTM, sistema brasileiro de gerenciamento de tráfego não tripulado que fornecerá as informações necessárias para garantir a segurança da operação de drones e outros veículos aéreos não tripulados.