Deltahawk Engines e Tidal Flight desenvolverão em conjunto um motor de ciclo diesel híbrido para a aeronave anfíbia Polaris, em 16.09.25


Em nota no dia 16, a fabricante de motores americana DeltaHawk Engines (de Racine., no Wisconsin), divulgou a assinatura com a Tidal Flight, líder em aeronaves anfíbias elétricas para mobilidade aérea regional, de um acordo de colaboração para iniciar a certificação de um motor híbrido com extensão de alcance, com o motor DeltaHawk, para uso no hidroavião híbrido-elétrico Polaris, da Tidal.

Um Memorando de Entendimento (MoU) entre as fabricantes foi assinado e o compartilhamento de dados de engenharia e recursos técnicos está em andamento. As duas fabricantes também estão finalizando os detalhes de um possível pedido inicial de motores.

A DeltaHawk Engines apresenta-se como fabricante dos revolucionários motores a pistão DHK, certificados pela FAA.

Por meio do relacionamento com os clientes, a Tidal identificou que um motor híbrido-elétrico permite que a aeronave Polaris atenda às necessidades de desempenho de operadoras aéreas e do Departamento de Defesa, reduzindo os custos operacionais e o impacto logístico. Além disso, a tecnologia de motores da DeltaHawk permitirá que o “trem de força” da Polaris ofereça maior eficiência de combustível, menor custo de aquisição e menores custos de manutenção do que com um motor turbogerador.

Para apoiar o desenvolvimento do trem de força híbrido-elétrico da aeronave Polaris, a Tidal e a DeltaHawk estão colaborando para projetar e produzir um motor híbrido utilizando um motor da família DHK.

A Tidal validou o amplo alcance e o potencial de mercado dos hidroaviões híbrido-elétricos com 11 cartas de Intenção (LoI) de empresas aéreas operadoras de hidroaviões e de transporte regional em todo o mundo, representando mais de 140 aeronaves e mais de US$ 900 milhões em pedidos. Isso inclui um acordo recentemente anunciado com a Tropic Ocean Airways, operadora da maior frota mundial de aeronaves anfíbias de passageiros, para 20 aeronaves Polaris, avaliadas em mais de US$ 100 milhões.

“Os hidroaviões representam a oportunidade de fornecer acesso direto e com baixa infraestrutura a centros urbanos, comunidades remotas e destinos costeiros. A tecnologia de motores da DeltaHawk é um dos principais facilitadores para que a Polaris ofereça a redução radical nos custos operacionais, no consumo de combustível e nas horas de manutenção necessárias para tornar essa mobilidade única acessível e sustentável”, disse Jude Augustine, cofundador e CEO da Tidal Flight.

Christopher Ruud, CEO da DeltaHawk, acrescentou: “Não poderíamos estar mais entusiasmados com nossa colaboração formal com a Tidal Flight – e vemos a instalação do motor DHK em uma configuração híbrida como um excelente começo para uma parceria global que, prevemos, crescerá para incluir toda a nossa família de motores em uma ampla faixa de potência. Tão importante quanto isso, vemos este novo acordo não apenas em termos de motores, mas também como um passo maravilhoso da Tidal Flight para garantir a sustentabilidade ambiental da aviação geral em todo o mundo”.

Após a certificação do DHK180 pela FAA, os vôos do novo motor em aeronaves de fábrica estão em andamento nas instalações de fabricação e testes de vôo da DeltaHawk em Racine, juntamente com o trabalho das equipes de qualidade e operações da fabricante em preparação para a produção de ‘pacotes’ de motores frontais com parede corta-fogo integrada.

Além disso, a DeltaHawk já havia anunciado seus esforços de certificação para os motores DHK de 200 e 235 HP.

Sediada em Hampton Roads, Virgínia, a Tidal Flight é uma startup fundada em 2023 para construir aeronaves para viagens aéreas sustentáveis ​​e acessíveis. A primeira aeronave da Tidal é a Polaris, um moderno hidroavião híbrido-elétrico com capacidade para 9 a 12 passageiros, projetado para atender a missões de mobilidade e defesa regional costeira. [EL]