Demanda favorecendo jatos executivos com baixa horagem de vôo, segundo empresa de soluções financeiras e avaliadora de preços de aeronaves Asset Insight, em 18.01.22


O estoque de jatos executivos usados ​​à venda no final de 2021 foi 54% menor do que no ano anterior, de acordo com reporte de mercado Market Report da Asset Insight, da Virginia/EUA, publicado nesta terça dia 18.

O momento do mercado foi caracterizado por “níveis de transação impressionantes e valores que, às vezes, superavam significativamente os preços de oferta [inicial]”, divulga o relatório, que abrange 884 aeronaves e 134 modelos de asa fixa em lista para venda.

A demanda recorde foi observada em todos os grupos de aeronaves no quarto trimestre.

Os preços médios divulgados caíram para um valor recorde para aeronaves antigas. Mas aeronaves mais recentes e por preço menor venderam rapidamente no ano passado, especialmente no quarto trimestre, muitas vezes sem serem anunciadas para venda e muitas vezes com “guerras” de lances agressivas, observou a Asset Insight.

O relatório registra ainda que a razão por trás do número de dias listados da frota no mercado para negociação aumentando 11% durante o quarto trimestre foi “a dificuldade que os vendedores de aeronaves mais antigas estão encontrando para recolocar no mercado essas aeronaves mais antigas”.

Embora a classificação geral de qualidade tenha caído no quarto trimestre, o estoque remanescente permaneceu com classificação de categoria “muito bom”, mas teve mais eventos de manutenção de curto prazo.

“Vinte e um meses após a pandemia, a aviação executiva continua a provar seu valor no mundo dos negócios, globalmente”, disse o presidente da Asset Insight, Tony Kioussis. “As empresas com poder de permanência durante a pandemia dependem muito de suas aeronaves executivas, com a indústria em expansão e o mercado refletindo a natureza crítica desse importante equipamento para empresas de todos os setores”, completou Kioussis. [EL] – c/ fontes