Dentro do Plano estratégico de negócio, Daher se reestrutura em quatro unidades para cumprir meta de crescimento de receita, em 09.02.24


O editor-chefe da mídia AIN on line postou, no dia 07, artigo intitulado “Daher restructures to meet revenue growth target” (Daher se reestrutura para cumprir a meta de crescimento de receita), cobrindo o anúncio no dia da fabricante francesa Daher do progresso em resultados do seu plano estratégico de negócios “Take Off 2027”, pelo qual o grupo aeroespacial pretende alcançar crescimento em quatro unidades de negócios recentemente reestruturadas.

Fabricando as Famílias de monomotores turboélices TBM e Kodiak, a Daher anunciou uma melhoria de 27% nas receitas de 2023, atingindo 1,65 mil milhões de Euros (US$ 1,78 mil milhões), mas sem revelar números de lucro (ou perda).

Para 2024, Daher tem como meta um aumento de 18% nas receitas, para 1,95 mil milhões de Euros. Isto se baseará em parte no aumento nas entregas de aeronaves.

Em 2023, a Daher performou 74 entregas de aviões, sendo 56 aviões TBM 910/960 [75,7%] e 18 aviões Kodiak 100/900 [24,3%].

Para melhorar a liquidez, o grupo organizou uma nova linha de crédito de 250 milhões de Euros, com os bancos e instituições financeiras  Commerzbank e a Caisse d’Epargne Midi-Pyrénées juntando-se aos atuais financiadores.

Até 1º de janeiro de 2026, os modelos TBM e Kodiak estarão sob a nova divisão Daher Aircraft junto com a Daher Industry, esta cobrindo atividades de fabricação de componentes para outras fabricantes de aeronaves, como Gulfstream e Dassault.

No mês passado, o grupo estabeleceu a unidade Daher Industrial Services, que inclui capacidade de manutenção, reparo e revisão, e a Daher Logistics deverá ser instalada em janeiro de 2025.

O presidente da Daher, Patrick Daher, disse para repórteres numa conferência de imprensa em Paris que, juntamente com o setor aeroespacial francês mais amplo, a fabricante continua a enfrentar desafios significativos na cadeia de abastecimento neste ano. Patrick disse que a produtividade ainda não se recuperou aos níveis de 2019, resultando em taxas mais baixas de entregas de aeronaves. Entretanto, acrescentou, as pressões inflacionárias e a escassez de matérias-primas continuam a pesar sobre a indústria. Patrick disse que a Daher está fornecendo apoio, em alguns casos financeiro, para fornecedores em dificuldades, necessários para manter a produção de aeronaves.

De acordo com o CEO da Daher, Didier Kayat, o projeto “Take Off 2027” se concentrará em melhorar o desempenho financeiro do grupo e, ao mesmo tempo, “transformar a cultura de gestão”, à medida do trabalho em curso para absorver aquisições que incluem a empresa francesa AAA e o antigo negócio de aeroestruturas Triumph em Stuart, na Flórida (EUA). Kayat disse que a Daher encontrou “dificuldades de qualidade e de força de trabalho” no negócio em Stuart que a empresa acredita que podem ter sido “ocultadas” durante o processo de due diligence em 2022. Kayat acrescentou que a Daher agora está tomando medidas legais e analisando se uma fraude pode ter ocorrido.

Tendo recrutado quase 2.000 novos funcionários em 2023, o grupo pretende contratar novamente o mesmo número em ambos os lados do Atlântico e está implementando um extenso plano de formação interna para “colmatar” lacunas de competências.

O grupo emprega agora cerca de 13.000 pessoas em 15 países.

Kayat reconheceu que parte da melhora do desempenho financeiro prevista pode vir incluir o aumento dos preços das aeronaves e indicou que está em discussões com os clientes quanto esta questão. “Cerca de 80 por cento dos custos provêm dos nossos fornecedores, que enfrentam custos crescentes e alguns deles são frágeis e têm dificuldade em aumentar a produtividade”, Kayat comentou.

Até 2027, a Daher pretende “lançar” sua planejada aeronave híbrida-elétrica, para a qual vem conduzindo seu programa de demonstração de tecnologia EcoPulse em conjunto com as parceiras Safran e Airbus. Kayat disse aos repórteres que não poderia dar uma garantia firme de que a certificação Tipo será alcançada até lá, acrescentando que a fabricante ainda não determinou se a aeronave de produção será baseada numa fuselagem TBM ou Kodiak.

Desde o seu primeiro vôo em dezembro, o demonstrador de tecnologia realizou um total de quatro vôos, registrando mais de 90 minutos (01h30m). Este projeto e os esforços mais amplos da Daher para assumir uma posição de liderança na descarbonização da aviação estão agora sob a liderança de Julie de Cevins, a nova chefe de desenvolvimento sustentável do grupo. [EL] – c/ fonte