Depto. governamental americano aponta que FAA precisa endereçar melhor preocupações públicas ambientais por ruído, em 24.03.22
Apesar dos avanços de tecnologia que resultam aviões cada vez menos ruidosos e mais silenciosos, a FAA precisa fazer mais para lidar com as preocupações públicas sobre o ruído das aeronaves, disse o Escritório de Responsabilidade do Governo dos EUA (GAO – Government Accountability Office), em um relatório recém-publicado.
Uma das principais preocupações do GAO diz respeito à navegação baseada em desempenho (PBN). Embora a navegação PBN viabilize que as aeronaves voem trajetórias de vôo otimizadas (racionalizadas), com maior precisão, destinadas a reduzir distâncias e tempo de vôo, o uso de combustível e as emissões, também pode concentrar o ruído da aeronave em uma área menor.
O GAO reconhece que a FAA aumentou seus esforços de alcance da sociedade ao longo do processo de implementação da navegação PBN, mas divulga que “a agência de aviação civil poderia melhorar seu alcance à sociedade sobre preocupações com ruído antes e depois das mudanças para PBN”.
Por exemplo, membros de comunidades em alguns fóruns de divulgação do PBN disseram ao GAO que estavam “frustrados” sobre como se envolver produtivamente com a FAA para lidar com as preocupações com o ruído. O GAO concluiu que “não estava claro até que ponto as comunidades podem esperar assistência da FAA para propor mudanças nas rotas de voo que causam preocupações com o ruído”.
Para melhorar os esforços da FAA para avaliar os impactos do ruído e se envolver com as comunidades afetadas, o GAO apresentou várias recomendações à agência.
A FAA divulgou que espera tomar medidas para implementar essas recomendações até o final do ano. [EL] – c/ fontes