DESAER apresenta o transportador bimotor turboélice pressurizado ATL-300, compondo família de aeronave com modelo ATL-100, em 08.12.21
A empresa startup DESAER, “nascida” e com sede em São José dos Campos/SP, apresentou nesta quarta dia 08 mais um projeto integrante de sua linha de aviões-transportadores ATL. A apresentação ocorreu na 6ª edição da Mostra BID Brasil, que ocorre em Brasília.
Para juntar-se ao ATL-100, a DESAER apresentou o ATL-300, um avião bimotor turboélice de asa alta e cauda em “T”, com capacidade para até 40 passageiros ou quatro toneladas de carga. O modelo se destaca pelo seu uso dual, podendo ser utilizado tanto no mercado civil quanto no de Defesa; a proposta é atender tanto a demanda por um turboélice de passageiros pressurizado e capaz de operar em pista limitada, comum na rede de serviços aéreos regionais, atendendo localidades interioranas e remotas, como o Brasil, assim como operação militar. Compartilhando do mesmo sistema desenvolvido para o ATL-100, a nova aeronave poderá ser apoiada logisticamente de maneira simples, a um custo reduzido, durante todo o seu ciclo de vida. A estimativa da DESAER é que as primeiras unidades estejam disponíveis para o mercado em 6 anos.
O ATL-300 é uma aeronave de alta complexidade tecnológica, que operará em um teto máximo 31.000 pés com velocidade mínima de cruzeiro de 280 KT a 26.000 pés e terá alcance mínimo de 1.404 MN (2.600 km). Será capaz de transportar até 4.000 kg em carga, com volume disponível para carga de ao menos 48 m³, e poderá ser transformada para evacuação aeromédica. A aeronave operará em aeródromos em alta altitude, sendo capaz de decolar e pousar de pistas em elevação de até 10.000 pés, em pistas de pavimentação/piso preparada, semipreparada e não-preparada com até 800 m. de comprimento, 23 m. de largura e runway slope (declividade) até 4%, em condição de ISA+15ºC, com 100% de umidade relativa e ao nível médio do mar (MSL), atendendo as normas vigentes para reserva de combustível. Terá capacidade de aproximação “rampada” (steep approach) com ângulo de aproximação de até 6°.
Características básicas:
– 02 pilotos (máx. = 180 kg)
– 40 passageiros (máx. = 3.600 kg), ou,
– 25 paraquedistas (máx. = 3.625 kg), ou,
– carga em cinco containers LD-3 (máx. = 4.000 kg)
– motorização com duas unidades com hélice (máx. = 600 kg)
A DESAER promove que, desde sua concepção, o ATL-300 traz o conceito de gerenciamento do ciclo de vida, capaz de atender todas as fases de desenvolvimento e entrada em serviço, operação, revitalização e descarte, como também a todos os requisitos funcionais e não-funcionais do projeto, a um preço atraente ao mercado.
A DESAER já trabalha há vários anos no ATL-100, um bimotor turboélice não-pressurizado, trem de pouso fixo, com capacidade para até 19 passageiros e que deverá atender aos requisitos da Força Aérea Brasileira para substituir o já veterano EMBRAER “Bandeirante”. A DESAER ainda trabalha no desenvolvimento deste primeiro modelo, ainda sem previsão de entrada no mercado. Agora, a expectativa é avançar nos trabalhos de ambas aeronaves, com conceito de Família de aeronave, de forma a oferecer uma solução integrada até o final da década.
O ATL-100 tem as seguintes características básicas:
– 02 pilotos
– 19 passageiros, ou 12 paraquedistas, ou, carga em três containers LD-3
– MTOW de 19.000 lb. (8.625 kg)
– comprimento de 16 m., altura de 6 m. e envergadura de 20 m.
– motorização: turboélice, de 2 x 1.000 SHP
– velocidade em regime de cruzeiro de longo alcance (LRC) – 231 KT
– alcance (operação com MTOW, máxima carga-paga) – 755 MN
– alcance com abastecimento completo, operação LRC, à 10.000 pés (ISA) – 2.000 MN
– altitude máxima de 25.000 pés
A DESAER é uma empresa nacional, constituída com esta denominação em 2017 e formada por pessoal com forte passado no ramo do desenvolvimento aeronáutico. A empresa está instalada na Incubaero – do Departamento da Fundação Casimiro Montenegro Filho, do ITA, um dos institutos de tecnologia e desenvolvimento das instalações do DCTA em São José dos Campos (SP).
A DESAER é uma empresa geradora e disseminadora de tecnologia. Com uma equipe altamente qualificada, oferece soluções de alto impacto, graças a seu eficiente time de colaboradores. Engenheiros, projetistas, economistas e outros profissionais experientes atuam com as melhores práticas de governança corporativa e sustentabilidade. Cadastrada como Empresa Estratégica de Defesa, no âmbito da Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, a DESAER é uma empresa integrante da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS).
Seguindo sua estratégia de expansão, a DESAER deu mais um passo de crescimento para o desenvolvimento e construção de todo seu portfólio de produtos. Em breve, construirá suas novas instalações na cidade de Araxá, no Estado de Minas Gerais. A expectativa é que sejam gerados cerca de 300 empregos de alta qualificação, na fase de desenvolvimento do projeto, e 1.300 empregos diretos e indiretos, na fase de industrialização.