Deutsche Aircraft adia a entrada em serviço da versão modernizada do bimotor turboélice D328eco para o final de 2027, em 13.07.24
A Deutsche Aircraft (com sede em Wessling, perto de Munique) está adiando a entrada em serviço (EIS – Entry into Service) prevista para a versão modernizada seu avião regional D328eco para o final de 2027, no 4T2027. Os ajustes no cronograma estão alinhados com as mudanças regulatórias que envolvem o processo de certificação detalhado e abrangente e os requisitos de conformidade associados.
A mudança no cronograma do programa foi causada em parte por mudanças regulatórias não especificadas que afetarão o processo de certificação.
A fabricante alemã vem trabalhando para modernização do bimotor turboélice com projeto original da década de 1990 e tem como objetivo obter a certificação Tipo da EASA em 2026.
Em comunicado divulgado no dia 05 de julho, a Deutsche Aircraft divulgou que decidiu postergar o programa e a entrada em serviço do D328eco após uma análise interna detalhada e discussões com clientes e potenciais operadores, a cadeia de valor da aviação e as principais partes interessadas. Embora as razões por trás desta decisão sejam multifacetadas, o cronograma revisado para a entrada em serviço (EIS – Entry into Service) também permitirá que a Deutsche implemente capacidades e melhorias adicionais no “novíssimo” turboélice regional.
Entre as partes interessadas e envolvidas nas discussões estariam a operadora de vôos charter e corporativo Private Wings.
No comunicado, destacando que embora a pressão sobre a cadeia de fornecimento global de produção de aviação continue muito elevada, a Deutsche Aircraft registra que pode orgulhar-se do excelente apoio dos parceiros de negócios e partes interessadas de toda a indústria. No geral, estas parcerias permanecem incrivelmente fortes e positivas na cadeia de valor da aviação, o que permite o progresso do programa.
A Deutsche Aircraft comunica que continua a colaborar estreitamente com os operadores atuais e potenciais, bem como com os fornecedores, nos últimos desenvolvimentos do programa D328eco.
Conforme o comunicado, vários novos recursos e capacidades estão sendo avaliados, incluindo uma melhoria adicional no desempenho do STOL (Short Take-off and Landing – decolagem e pouso em curta distância), especificamente em ambientes operacionais “não benignos”, combinado com capacidades aviônicas avançadas. Estas alterações serão feitas no contexto da certificação atual e do envelope do programa e levarão o D328eco a padrões ainda mais elevados de alinhamento de requisitos de mercado para operadores comerciais e multifuncionais.
A Deutsche promove que esses avanços tornam o D328eco um turboélice avançado e exclusivo do século 21, pronto para o futuro da aviação. E, mais importante ainda, que tem o prazer de receber o interesse e a procura contínuos pelo D328eco de diferentes segmentos do mercado.
No comunicado, a Deutsche ressalta que seu sucesso não seria possível sem a dedicação de sua equipe, o apoio dos parceiros industriais e o envolvimento substancial de operadores regionais e multifuncionais durante o desenvolvimento de produtos. E que está preparada para revolucionar as viagens aéreas regionais com o D328eco através de seus recursos e capacidades avançadas, incluindo uma cabine espaçosa e confortável, aviônicos de ponta, eficiência de combustível superior e capacidades operacionais imbatíveis.
“Embora tenhamos tido que realinhar a entrada em serviço do nosso D328eco, estamos aproveitando esta oportunidade para investigar novas melhorias do produto e estamos satisfeitos com o tremendo progresso do programa até o momento”, disse Dave Jackson, CEO da Deutsche Aircraft. “Os nossos painéis de certificação com a EASA estão avançando com sucesso, o início da construção da nossa linha de montagem final em Leipzig já começou e garantimos mais de 95% dos nossos fornecedores, incluindo aqueles que fornecem acesso a mercados estratégicos em crescimento. Anunciaremos novos marcos durante a próxima Farnborough International Airshow”, falou Jackson.
O D328eco, para 40 passageiros, contará com (2) novos motores Pratt & Whitney PW127XT-S que inicialmente funcionarão com combustível de aviação potência por líquido (PtL) sustentável (SAF). A longo prazo, a Deutsche Aircraft planeja introduzir uma variante com motorização por hidrogênio. Em junho de 2023, a Deutsche anunciou um acordo de gestão de materiais com a Thyssenkrupp Aerospace. A cabine de comando do D328eco usará uma plataforma de aviônicos Garmin.
A Deutsche conduziu estudos com a Universal Hydrogen, uma start-up da Califórnia (EUA) que encerrou seu programa de conversão de aviões regionais a hidrogênio líquido após fracasso dos esforços para angariar mais fundos, com abandono anunciado no final de junho, e também com o desenvolvedor alemão de propulsão a hidrogênio H2Fly.
A notícia do fechamento da Universal Hydrogen apareceu, pela primeira vez, no jornal Seattle Times edição do dia 29 (sábado) e, no dia seguinte (30 – domingo), seu presidente e CEO, Mark Cousin, emitiu uma declaração pública confirmando a notícia veiculada pelo jornal. [EL]