Deutsche Aircraft apresenta primeira aeronave de teste D328eco, em 28.05.25


No dia 28, a fabricante alemã Deutsche Aircraft apresentou a primeira aeronave de teste D328eco (designada TAC 1) em sua sede no Campus Airtech, em Oberpfaffenhofen (a 30 km a oeste de Munique), o março sendo creditado  como um momento transformador para a aviação regional sustentável.

O evento de lançamento contou com a presença de mais de 500 convidados, incluindo importantes partes interessadas do Governo Federal da Alemanha e da Baviera, parceiros da indústria, fornecedores e representantes de veículos de comunicação regionais, nacionais e internacionais. Essa participação significativa destaca o considerável apoio e interesse na abordagem inovadora da Deutsche Aircraft para a aviação sustentável.

Após o anúncio do corte inicial da fuselagem na feira aeronáutica FIA – Farnborough International Airshow, em julho de 2024, o programa D328eco manteve um ritmo constante, impulsionando o progresso em direção a um futuro mais eficiente e ecologicamente correto para as viagens aéreas regionais.

Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=08R_jVmhXec

Com base no legado comprovado do Dornier 328 (Do-328), o D328eco é uma evolução avançada, não uma aeronave com projeto novo. O D328eco oferece desempenho aprimorado, eficiência de combustível, uma experiência superior ao cliente e emissões mais baixas, mantendo a versatilidade e a confiabilidade nas quais cias. aéreas, operadores e passageiros confiam há mais de três décadas.

O Dornier 328 (Do-328) foi um marco significativo na tecnologia da aviação, tendo entrado em serviço comercial em outubro de 1993. Hoje, aproximadamente 150 dessas aeronaves ainda estão em operação em todo o mundo. Seu sucessor moderno, o D328eco está pronto para elevar esse legado histórico a novos patamares.

Basicamente, o D328eco é uma versão modernizada da aeronave regional Dornier 328, da década de 1990, da qual a Deutsche Aircraft é detentora do Certificado Tipo (TC/CT).

Com o objetivo de alcançar uma redução de 95% nas emissões de carbono em comparação com o modelo original, a aeronave, de 40 assentos, contará com dois novos motores turboélice Pratt & Whitney PW127XT-S, com capacidade de utilização de combustível de aviação sustentável (SAF-PtL – Power-to-Liquid); planos de longo prazo prevêem uma transição subsequente para propulsão a hidrogênio, que está sendo desenvolvida em parceria com a H2Fly. O D328eco também contará plataforma aviônica Garmin.

A Deutsche Aircraft já trabalha na comercializando da aeronave atualizada junto a companhias aéreas regionais e operadoras de aviação executiva.

O lançamento da aeronave de teste reforça o compromisso da Deutsche Aircraft com a inovação, a descarbonização e a conectividade regional.

“O lançamento da nossa primeira aeronave de teste marca uma conquista significativa no programa D328eco e um passo importante em direção às nossas atividades de testes de vôo físico”, anunciou Nico Neumann, co-CEO da Deutsche Aircraft. “Este marco representa nossa transição do projeto conceitual para os testes reais e a industrialização. Na Deutsche Aircraft, temos orgulho de apresentar uma aeronave com o DNA comprovado do Dornier 328, aprimorada para maior eficiência, emissões reduzidas e uma experiência superior ao cliente, tornando-a a escolha ideal para operadores regionais em todo o mundo”, completou Neumann.

“Este marco é uma prova da dedicação e da expertise técnica da nossa equipe”, acrescentou Olaf Lawrenz, COO da Deutsche Aircraft. “Com base na sólida base do Dornier 328, uma aeronave à frente de seu tempo, integramos tecnologias modernas para aprimorar a eficiência e a sustentabilidade. O lançamento reflete nosso compromisso em entregar uma aeronave regional de última geração que combina confiabilidade comprovada com avanços de ponta para atender às crescentes demandas da aviação regional”, acrescentou Lawrenz.

Marie-Christine von Hahn, CEO da Associação Alemã das Indústrias Aeroespaciais (BDLI), enfatizou a importância do lançamento da primeira aeronave de testes D328eco para toda a indústria. “Inovações no ar melhoram nossas vidas em terra. A Deutsche Aircraft está enviando um sinal forte em nome de toda a indústria: a aviação alemã é líder global”.

O D328eco foi idealizado para estabelecer novos padrões na aviação regional, oferecendo:

  • eficiência de combustível incomparável com aerodinâmica modernizada e sistemas de propulsão de última geração.
  • desempenho operacional otimizado, capaz de lidar com pistas desafiadoras, locais remotos e condições climáticas extremas.
  • uma plataforma preparada para o futuro, integrando aviônicos de última geração e processos de fabricação de ponta.

Após o lançamento da primeira aeronave de teste, a Deutsche Aircraft está pronta para iniciar a campanha de testes em 2026, marcando um passo significativo em direção à certificação Tipo e à subsequente entrada em serviço da aeronave planejada no quarto trimestre de 2027.

O desenvolvimento do D328eco é impulsionado pela estreita colaboração com autoridades regulatórias, parceiros estratégicos da indústria e uma cadeia de suprimentos global altamente qualificada. Essas parcerias garantem que a aeronave atenderá aos mais altos padrões de desempenho, segurança e sustentabilidade.

O D328eco é promovido como mais do que apenas uma aeronave; é um símbolo do progresso da indústria da aviação em direção ao transporte aéreo regional com consciência climática e baixo consumo de combustível. À medida que a Deutsche Aircraft continua expandindo os limites da aviação sustentável, o lançamento consolida sua posição como líder na próxima geração de vôos regionais.

Thomas Ahn lidera a jornada D328eco na Deutsche Aircraft, na função de do engenheiro-chefe do programa. Com quase quatro décadas de experiência em aviação, Ahn iniciou sua carreira na Dornier em 1987 e foi fundamental na concepção do conceito original do Dornier 328. Hoje, Ahn é uma força motriz por trás do programa D328eco (Do-328 de próxima geração), que ele vê como um “retorno às raízes” essencial da excelência da aviação alemã.

“O Dornier 328 foi o último projeto totalmente novo de um sistema aeronáutico completo desenvolvido na Alemanha. Este momento marcou uma reviravolta significativa. Desde então, grande parte da nossa expertise local diminuiu ou foi realocada. No entanto, a história nos ensinou resiliência; após a Segunda Guerra Mundial, tivemos que reconstruir nossas capacidades de aviação do zero. Agora, estamos em uma encruzilhada crucial mais uma vez”, afirma Ahn com convicção. “Desta vez, estamos preparados para aproveitar a oportunidade. A Deutsche Aircraft está comprometida em consolidar o legado do Dornier 328, desenvolvendo uma aeronave inovadora que combina perfeitamente eficiência com tecnologia de ponta. Este é o nosso momento de nos restabelecermos como um fabricante de aeronaves moderno, com capacidade total de integração de sistemas aqui mesmo na Alemanha”, explica Ahn, confiante.

“Utilizamos modelagem 3D avançada, compartilhamento integrado de dados com fornecedores e ferramentas de comunicação de última geração para aprimorar nossa eficiência no desenvolvimento. Ao adotarmos processos digitais, a base da Deutsche Aircraft se baseia no conhecimento inestimável de profissionais experientes – indivíduos que não apenas criam e projetam, mas também possuem um profundo e detalhado conhecimento de como sistemas, materiais e requisitos de segurança se interconectam. A aviação é o ápice da engenharia humana – o produto técnico mais complexo que podemos construir. Seus sistemas são comparáveis ​​aos de uma usina nuclear, mas também precisam alçar vôo”, Ahn enfatiza.

O engenheiro-chefe discorre: “Aeronaves são mais do que máquinas; elas conectam pessoas, culturas e estilos de vida. Na Deutsche Aircraft, nossa visão vai muito além das especificações técnicas. Estamos firmemente dedicados a restabelecer a Alemanha como uma potência na fabricação de aeronaves no cenário global, com produtos que incorporam qualidade, sustentabilidade, inovação e confiabilidade”. Ahin acredita firmemente na possibilidade do sucesso de atingir esse objetivo, mesmo diante dos custos de produção mais altos na Alemanha. “Para obter uma vantagem competitiva aqui, precisamos combinar métodos eficientes com a capacidade de integrar produtos altamente complexos”, Ahn afirma com confiança.

Para a jornada do “futuro do vôo” (future of flight) da Deutsche Aircraft, Oberpfaffenhofen é agora o “coração” da indústria da aviação alemã, pulsando com coragem, visão e um compromisso claro e inabalável.

“Somos o futuro da aviação. A determinação em concretizar essa visão é palpável na Deutsche Aircraft, onde mais de 550 profissionais de mais de 40 países colaboram diariamente. Cada membro traz sua expertise, unidos por um objetivo poderoso: lançar o D328eco aos céus e, assim, escrever um novo capítulo na história da aviação alemã. O D328eco foi projetado não apenas para voar, mas para se destacar em eficiência econômica, desempenho e sustentabilidade. Ele pode operar com 100% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF-PtL), posicionando-se para liderar a revolução dos turboélices”, fala Ahn.

Recentemente, o programa D328eco teve novidades.

No dia 12 de maio, a Deutsche Aircraft anuncioi a sua escolha da American Data Solutions (ADS) como fornecedora de suas soluções de gerenciamento de publicações técnicas para o turboélice regional de próxima geração o D328eco. A ADS dotará a Deutsche Aircraft com um conjunto integrado e avançado de soluções e serviços, incluindo o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS – Content Management System) MDD e os Manuais Técnicos Eletrônicos Interativos (IETM – Interactive Electronic Technical Manual) MDDV intuitivos, complementados por suporte dedicado. Essas ferramentas poderosas revolucionarão a geração, o gerenciamento e a entrega de todas as publicações técnicas de operação e manutenção do D328eco, permitindo que os operadores aumentem significativamente sua eficiência.

Esta iniciativa oferece uma oportunidade única de vincular diretamente os manuais técnicos à manutenção da aeronave em tempo real, proporcionando aos operadores acesso imediato às mais recentes técnicas e recomendações de manutenção e operação, específicas para sua frota ou matrículas de aeronaves individuais. 

Para dar suporte ao avançado turboélice regional D328eco, oferecendo maior eficiência de combustível, emissões mais baixas e aviônicos de última geração, a Deutsche Aircraft precisa de uma solução de publicação técnica robusta e escalável para garantir manutenção, suporte operacional e conformidade com os padrões globais de aviação, incluindo o S1000D, de forma integrada.

A comprovada expertise da ADS em gerenciamento de dados técnicos aeroespaciais a torna a parceira ideal para este projeto inovador. Seu pacote de gerenciamento de dados técnicos MDDC de última geração agilizará a criação, o armazenamento e a distribuição de publicações técnicas, enquanto o MDDV Classe 6 IETM capacitará os operadores do D328eco em todo o mundo com acesso intuitivo e interativo a procedimentos vitais de manutenção e operação, apoiados pelos serviços de suporte personalizados da ADS para garantir tempos de resposta rápidos e a máxima disponibilidade da frota.

“Temos o prazer de firmar parceria com a ADS para fornecer soluções de dados técnicos de classe mundial para o D328eco”, disse Nico Neumann, co-CEO da Deutsche Aircraft, no anúncio da seleção da ADS. “Suas plataformas inovadoras de CMS e IETM, combinadas com seu profundo conhecimento do setor, permitirão que nossos clientes operem o D328eco com máxima eficiência e confiabilidade. Esta parceria é um passo significativo em nossa busca pela transformação da aviação regional”, completou Neumann.

“A ADS está muito satisfeita por ter sido selecionada pela Deutsche Aircraft para dar suporte ao D328eco”, declarou Ran Meriaz, CEO da ADS – American Data Solutions. “Nossas soluções de dados técnicos de última geração são projetadas para atender às necessidades em evolução dos programas de aeronaves modernas, e estamos entusiasmados por fazer parte do sucesso desta aeronave inovadora”, acrescentou Meriaz.

A escolha da ADS reforça o compromisso da Deutsche Aircraft em alavancar tecnologia de ponta e parcerias para entregar uma aeronave sustentável e de alto desempenho, estabelecendo novos padrões no mercado de aviação regional.

No dia 17 de abril, a Deutsche Aircraft divulgou, junto da Dynamatic Technologies Limited, fabricante líder de aeroestruturas da Índia, a inauguração da linha de montagem da fuselagem traseira do D328eco, nas instalações aeroespaciais de última geração da Dynamatic em Bangalore (Índia).

A inauguração marca a transição do planejamento e projeto para a fabricação em série e demonstra a engenharia aeroespacial de classe mundial e a capacidade de produção na Índia. Este marco se baseia na parceria estratégica anunciada em 2024 e fortalecida na feira aeronáutica Aero India 2025, quando as duas fabricantes reafirmaram seu compromisso com o desenvolvimento da fuselagem traseira da aeronave D328eco.

A inauguração da linha de montagem também representa um grande impulso à parceria estratégica entre a Índia e a União Européia no setor aeroespacial, fomentando a colaboração internacional, o emprego altamente qualificado, a transferência de tecnologia avançada e uma robusta cadeia de suprimentos transnacional. Este esforço colaborativo entre a Índia e a Alemanha, a maior economia da UE, demonstra claramente a visão compartilhada de construir um futuro da aviação mais sustentável e interconectado.

A ocasião memorável foi marcada especialmente pela presença de Tobias Gotthardt, secretário de Estado do Ministério da Economia, Desenvolvimento Regional e Energia da Baviera, participando oficialmente da inauguração da linha de montagem. Também estiveram presentes Nico Neumann, Co-CEO da Deutsche Aircraft, e Udayant Malhoutra, CEO e diretor-geral da Dynamatic Technologies.
Tobias Gotthardt destacou a importância desta iniciativa para fomentar a colaboração internacional: “Esta colaboração entre a Deutsche Aircraft e a Dynamatic Technologies exemplifica nossa dedicação mútua à inovação, sustentabilidade e crescimento econômico. A Baviera, como um centro líder em inovação aeroespacial, orgulha-se de apoiar iniciativas que não apenas fortalecem nossas capacidades regionais, mas também contribuem para os avanços globais na aviação sustentável”.

Nico Neumann enfatizou a visão global: “Nossa parceria com a Dynamatic Technologies fortalece a cadeia de suprimentos global e reforça nosso compromisso com a aviação sustentável. Esta colaboração, que apoia o sistema de transporte regional eficiente sob o programa UDAAN, é uma prova do papel da Baviera em impulsionar a inovação aeroespacial e fomentar a cooperação internacional”.

Udayant Malhoutra, pela Dynamatic Technologies, acrescentou: “É uma honra construir esta estrutura crítica para o D328eco aqui em Bangalore. Esta linha de montagem é um testemunho da iniciativa Make in India  [feito na índia] das nossas profundas capacidades no setor aeroespacial e do nosso compromisso em apoiar as metas da aviação verde globalmente”.

No dia 10 de abril, a Deutsche Aircraft divulgou a expansão sua parceria estratégica com a Cyient DLM, empresa-chave na fabricação orientada ao design. Por meio de contrato plurianual (anunciado em janeiro), a Cyient DLM assumirá o projeto, o desenvolvimento e a fabricação do sistema de gerenciamento de cabine (CMS – Cabin Management System) para o D328eco. Esta colaboração representa um marco significativo, pois será um dos primeiros programas eletrônicos da Deutsche Aircraft projetado e fabricado inteiramente na Índia, em apoio à iniciativa (política industrial) Make in India.

O CMS escolhido pela Deutsche Aircraft possui uma interface touchscreen de fácil utilização, permitindo que membros da tripulação e passageiros controlem diversas funções sem esforço, incluindo iluminação da cabine, sinalização para passageiros e operação dos lavatórios. Com foco em melhorar o bem-estar dos passageiros, o CMS permite o fácil ajuste da intensidade da iluminação, adaptando-se a atividades como trabalhar em vôo ou incentivar o descanso e o relaxamento.

Aproveitando sua ampla experiência aeroespacial, a Cyient DLM e a Cyient visam fornecer uma solução de CMS exclusiva para esta classe de aeronave regional. O sistema integra múltiplos sensores e utilitários para garantir facilidade de operação, segurança e uma experiência aprimorada para o usuário. Este próximo projeto também representa uma conquista significativa para o ecossistema aeroespacial indiano, demonstrando sua capacidade de desenvolver e certificar produtos avançados. O CMS será construído com uma arquitetura escalável e modular, utilizando a mais recente tecnologia em displays e eletrônica de controle.

A iniciativa reforça a liderança da Cyient DLM nos setores aeroespaciais indiano e europeu, posicionando a empresa como uma importante facilitadora da tecnologia de aviação de última geração.

“Nossa parceria ampliada com a Deutsche Aircraft é uma prova da força de nossa colaboração e do compromisso compartilhado em impulsionar a inovação aeroespacial”, afirmou Anthony Montalbano, CEO da Cyient DLM. “Estamos entusiasmados em trazer nossa expertise completa em design e fabricação para o programa D328eco – uma aeronave de última geração que estabelecerá novos padrões para a aviação regional”, completou Montalbano.

Nico Neumann, co-CEO da Deutsche Aircraft, acrescentou: “Estamos muito satisfeitos em iniciar esta parceria com a Cyient DLM para o CMS, fortalecendo ainda mais o relacionamento entre a Deutsche Aircraft e o Grupo Cyient. A Cyient tem sido uma parceira valiosa em diversas áreas de projeto e suporte, o que foi crucial em nosso esforço para colocar em serviço a aeronave mais moderna e eficiente desta classe”, acrescentou Neumann, para a finalização: “Esta parceria para o D328eco permitirá que a Deutsche Aircraft forneça um CMS moderno, o primeiro para esta classe de aeronaves. As capacidades comprovadas da Cyient DLM a tornam uma parceira ideal no projeto, desenvolvimento e produção em série do CMS”.

No dia 21 novembro (de 2024), a Deutsche Aircraft anunciou a escolha da Honeywell para fornecimento de sistema de rádio de alta-frequência (HF) – com a plataforma Primus HF-1050 – para o D328eco.

O sistema de rádio de alta-frequência (HF) Primus HF-1050 foi projetado para fornecer comunicações de voz globais, aproveitando seus recursos exclusivos para aprimorar a confiabilidade e o desempenho para operadores em todo o mundo. Como rádio-transmissão de alta frequência, o HF-1050 permite comunicação contínua em grandes distâncias com tecnologia integrada que reduz o ruído de fundo, garantindo transmissões mais claras entre pilotos e controladores de tráfego aéreo.

A seleção do HF-1050 reforça o alinhamento do portfólio da Honeywell com três megatendências importantes: automação, o futuro da aviação e transição energética.

Os aviônicos da Honeywell já são amplamente utilizados em aeronaves D328 em serviço, como o Dornier 328-100 e o Dornier 328-300. A escolha do HF-1050 reforça o relacionamento de longa data da Honeywell com a Deutsche Aircraft e destaca seu apoio contínuo à frota Dornier.

“Estamos muito satisfeitos em continuar nossa parceria com a Deutsche Aircraft e apoiar o programa D328eco”, disse Flavio Michio Osanai, vice-presidente de vendas de aviação executiva-geral da Honeywell Aerospace Technologies. “A escolha do HF-1050 pela Deutsche Aircraft reforça nosso compromisso com o futuro da aviação e nosso foco em fornecer soluções aviônicas confiáveis ​​e de ponta que atendam às necessidades em constante evolução de nossos clientes e seus passageiros”, complementou Osanai.

“Temos o prazer de fazer parceria com a Honeywell para trazer esta tecnologia de comunicação comprovada para o D328eco”, disse Patricia Ferrari, vice-presidente de cadeia de suprimentos da Deutsche Aircraft. “O sistema HF-1050 oferecerá aos operadores uma aeronave modernizada, equipada com recursos de comunicação confiáveis ​​e de longo alcance, que contribuirão para voos mais eficientes em todo o mundo”, acrescentou Ferrari.

No dia 04 de novembro, a Deutsche Aircraft e a Pratt & Whitney Canada anunciaram a conclusão de uma série de cinco vôos de medição de emissões e trilhas de condensação numa aeronave de pesquisa Do-328 UpLift usando um combustível Fischer-Tropsch totalmente sintético, preparando-se para o uso de futuros combustíveis de aviação sustentáveis ​​(SAF) produzidos com a tecnologia Power-to-Liquid (PtL).

Esta conquista significativa representou um novo marco nos 40 anos de colaboração entre as duas fabricantes e ajuda a “pavimentar” o caminho para garantir que o D328eco, equipado com motores PW-127XT-S (da PWC), esteja pronto para operar com as especificações futuras de combustível 100% SAF a partir da entrada em serviço (EIS) da aeronave em 2027.

A campanha de testes de vôo com combustível sintético foi realizado durante o projeto UpLift-CLIM0ART em colaboração com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e demonstrou a capacidade do Do-328 UpLift, equipado com motores da Pratt & Whitney Canada PW-119B de oferecer o mesmo desempenho e eficiência de quando se utiliza querosene convencional. Por apresentar exatamente as mesmas propriedades químicas e técnicas, o querosene parafínico sintético Fischer-Tropsch (FT-SPK) serviu como um substituto para o futuro SAF PtL, que será produzido utilizando água, CO2 e energia renovável no futuro. Espera-se que o combustível PtL seja uma via de produção fundamental para atender à demanda futura por SAF e ajudar a atingir a “Meta Ambiciosa de Longo Prazo” – Long Term Ambitious Goal -, de emissão líquida de CO2 zero, da ICAO, até 2050, bem como reduzir as emissões de outros gases, permitindo um teor de aromáticos e enxofre baixo ou nulo.

“Este teste de vôo é uma prova do nosso compromisso compartilhado em permitir uma aviação mais sustentável por meio do desenvolvimento de aeronaves mais eficientes e da utilização de combustíveis alternativos”, disse Dave Jackson, CEO da Deutsche Aircraft. “Para atingir nossos objetivos no setor, precisamos aprimorar a colaboração em pesquisa e tecnologia, ao mesmo tempo em que garantimos forte apoio do governo e de fornecedores de energia para ampliar a produção de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) e Conversão de Energia em Líquido (PtL)”, completou Jackson.

“O teste de vôo bem-sucedido do D328 UpLift é uma grande conquista em direção ao nosso objetivo de garantir que o D328eco esteja pronto para operar com as futuras especificações 100% SAF desde a fase de EIS”, disse Nico Neumann, COO da Deutsche Aircraft. “Essa nova capacidade, juntamente com o desempenho e a eficiência geral do D328eco e seus motores PW-127XT-S, estabelecerão novos padrões na aviação regional. Além disso, os dados obtidos nos vôos de teste do D328 UpLift usando combustível sintético sem aromáticos apoiarão o esforço geral para reduzir a pegada ambiental da indústria da aviação”, discorreu Neumann.

“O desenvolvimento do PW-127XT-S para o D328eco próxima geração da Deutsche Aircraft reflete nosso objetivo comum de mudar os padrões de eficiência e sustentabilidade na indústria da aviação e dá continuidade ao nosso relacionamento colaborativo de 40 anos”, disse Maria Della Posta, presidente da Pratt & Whitney Canada. “Nossa série de motores PW-127XT oferece desempenho incomparável em termos de consumo de combustível, emissões e economia operacional, e impulsionará ainda mais a sustentabilidade ao operar com combustíveis de aviação mais sustentáveis, incluindo especificações futuras para 100% SAF”, acrescentou Della Posta.

O PW-127XT é a unidade mais avançado da série de motores PW-100 da Pratt & Whitney Canada, que motoriza aeronaves turboélice regionais há quarenta (40) anos e acumula mais de 220 milhões de horas de vôo. Lançado em 2021, o motor PW-127XT oferece mais de 3% de melhoria eficiência de combustível, tempo de vôo 40% menor e custos de manutenção 20% menores. Todos os motores Pratt & Whitney Canada já são certificados para operar com SAF misturado em até 50% com querosene de aviação convencional (JET-A/JET-A1), e a fabricante canadense apóia ativamente os esforços da indústria para desenvolver especificações futuras de combustível 100% SAF. [EL]