DHC lança três variantes de conversão para carga do DASH 8-400, em 24.07.22
Em resposta à crescente demanda no mercado de carga, a de Havilland Canada (DHC) lançou na agenda da feira aeronáutica Farnborough International Airshow três programas de conversão para transporte cargueiro do bimotor turboélice DASH 8-400: o Quick Change, o Package Freighter e o Freighter with Large Cargo Door.
A conversão QC – Quick Change (com a designação DASH 8-400 QC) permite que a aeronave seja alternada rapidamente entre as configurações integrais de passageiro e de carga. Um novo sistema de detecção de fumaça converte a cabine em um compartimento Classe “E” para vôos de carga.
A conversão PF – Package Freighter (DASH 8-400 PF) cria nove zonas de carregamento distintas com oito rede-teias radialmente para funções de amarração e retenção, permitindo o carregamento a granel de carga, como pacotes de carga-expressa, de comércio eletrônico. A porta principal de acesso à carga, posicionada no mesmo local da porta traseira do compartimento de bagagem em todos os modelos DASH 8, é complementada por quatro portas de acesso adicionais para carregamento e descarregamento rápidos. Um sistema opcional de carregamento de carga paletizada está disponível.
A conversão F-LCD – Freighter with Large Cargo Door (DASH 8-400 F-LCD) adiciona uma grande porta de carga e sistema de carregamento de carga padrão da conversão Package Freighter, fornecendo um modelo de carga para transporte de paletes ou contêineres.
“As conversões aumentarão facilmente o valor geral e ampliarão as já altas capacidades de geração de receita da aeronave DASH 8-400”, disse Jean-Philippe Côté, vice-presidente de programas, abrangendo “uma ampla variedade de modelos operacionais de negócios”. Côté observou do do DASH 8-400 a capacidade de operação em curta distância (pista curta), o desempenho em operação em pistas em altitude elevada e sob alta temperatura (calor) e o alcance de 1.640 MN. Isso e mais operação com baixo ruído e reduzida emissão de CO2 “o posicionam muito bem para operações de carga”, salientou Côté.
As conversões serão oferecidas por meio de Boletins de Serviço (pela fabricante) para o modelo original aprovados pela autoridade de transporte (canadense) Transport Canada, e a DHC fornecerá suporte desde a instalação do kit até o suporte no local. [EL] – c/ fontes