Diamond anuncia DA-40 treinador com motorização elétrica, em 13.10.21


A experimentação da Diamond Aircraft com aeronaves elétricas começou há uma década, quando a fabricante austríaca revelou o seu planador motorizado híbrido DA36 E-Star, com motor HK36 modificado. Sua sequência chegou dois anos depois, com o E-Star 2, com maior carga-paga e de melhor performance. A colaboração contínua com a parceira corporativa Siemens trouxe o HEMEP, seu multimotor elétrico híbrido.

Após anos de desenvolvimento, a Diamond se sente confiante de que a tecnologia amadureceu o suficiente para oferecer seu primeiro avião para treinador totalmente elétrico: o eDA40. Os vôos iniciais do eDA40 devem começar no segundo trimestre de 2022, com certificação prevista para 2023.

Em parceria com a empresa de tecnologia de bateria Electric Power Systems, a Diamond integrará seu ecossistema EPiC no eDA40. O sistema de carregamento rápido DC (Direct Current, ou Corrente Contínua) promete dar plena carga numa aeronave totalmente descarregada em menos de 20 minutos, depois o carregamento das baterias da cápsula (pod) de “barriga” projetada de maneira personalizada e a antepara dianteira. As baterias EPiC estão em processo de autorização de produção via TSO no segundo trimestre de 2022, com sistemas já voando com sucesso em 20 sistemas de bateria exclusivos para aeronaves elétricas. Espera-se que o sistema corte os custos operacionais em cerca de 40% em comparação com um treinador de motorização a pistão tradicional.

Na condição inicial, o tempo operacional (autonomia) é esperado em até 90 minutos (01h30m) vôo até que a evolução do sistema de bateria melhore ainda mais o desempenho.

“O eDA40 será o primeiro avião elétrico certificado pelo PART-23 da EASA/FAA com carregamento rápido DC e especificamente adaptado para o mercado de treinamento de vôo”, disse Liqun Zhang, CEO da Diamond Aircraft. “Tornar o vôo o mais ecologicamente correto possível sempre foi o cerne da Diamond Aircraft, com nossas aeronaves econômicas, movidas por querosene produzindo menos CO2 e emissões de ruído em comparação com os motores convencionais de aeronaves a pistão. Portanto, estamos mais do que orgulhosos de sublinhar este compromisso com o eDA40 totalmente elétrico, uma solução sustentável para a aviação geral do amanhã”, completou Zhang.

A Electric Power Systems/EPS está igualmente entusiasmada. “Estamos entusiasmados com a parceria com a Diamond neste importante projeto para a indústria da aviação”, disse Nathan Millecam, CEO da Electric Power Systems. “As aeronaves de treinamento prepararam o terreno para demonstrar que as aeronaves elétricas podem atender às demandas de alta velocidade, operações de alto volume com custo reduzido. Combinando o know-how de bateria e propulsão elétrica da EPS com uma líder mundialmente reconhecida em design e fabricação da aviação geral avançada, permite que o eDA40 seja um dos projetos de aeronaves elétricas mais notáveis ​​do mundo”.

O DA-40, entre as versões –NG e –XLT, é um monomotor de trem fixo, de quatro assentos, com opções de motorização entre [1] unidade turbocomprimida Austro Engines AE-300, de 168 HP e alimentação QAv, ou [2] Lycoming IO-360M1A, de 180 HP e alimentação AvGas), equipada de hélice tripa da MT Propeller, apenas para versão -XLT. O DA-40 tem suíte aviônica Garmin G1000NXi, com item opcional do Piloto-automático Garmin GFC-700.

O DA-40NG (com motor AE-300) tem consumo de 19,5 litros/hora (ou 5,1 galões/h) em regime de cruzeiro econômico (65% potência), para um alcance de 940 MN. A variante tem capacidade de 147 litros/118 kg (39 galões/261 lb.), dividido entre 106 litros/84 kg (28 galões/188 lb.) nos tanques principais, e 41 litros/33 kg (11 galões/74 lb.) nos tanques auxiliares. O DA-40NG pesa vazio 900 kg/1.984 lb. e tem MTOW de 1.310 kg (2.888 lb.), e carga-útil de 410 kg/904 lb. Este consumo, o alcance capacidade de abastecimento, das especificações técnicas da fabricante, que indica velocidade de cruzeiro (TAS) e 231 km/h (125 KT), no FL140 e em regime de regime de cruzeiro econômico (65% potência), resulta uma autonomia de 07h30m.

O DA-40XLT (com motor Lycoming IO-360M1A) tem consumo de 31 litros/hora (8,2 galões/h) em regime de cruzeiro econômico (60% potência), e um alcance de 830 MN com operação em regime de 45% de potência. A variante DA-40XLT tem capacidade de 189 litros/136 kg.  O DA-40XLT pesa 792 kg/1.746 lb. e tem MTOW de 1.200 kg (2.646lb.), e carga-útil de 408 kg/900 lb. Este consumo e capacidade de abastecimento, das especificações técnicas da fabricante, resulta uma autonomia de cerca de 06 horas. [EL] – c/ fontes