Diamond DA-20 de instrução tem estouro de pneu após pouso no Campo de Marte/SP, em 09.04.22
No último dia 31, o monomotor Diamond Aircraft DA-20C1 (DV20) de matrícula PR-SAO (registro de produção sn C0620, fabricação 2012) decolou do Aeroporto Campo de Marte (SBMT), em São Paulo (capital), para um vôo local de instrução, com um piloto-aluno e um instrutor de vôo. Após o pouso (no Campo de Marte), às 11:42Z (08:42LT), durante o táxi, foi observado que um de seus pneus havia furado. O avião sofreu danos leves.
A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de estouro de pneu. O avião já está liberado para o operador no tocante à investigação aeronáutica.
Em elevação de 2.371 pés, o “Campo de Marte” (SBMT) tem pista 12/30 de 45 x 1.600 m., (com LDA de 1.300 m. para pista 12 e de 1.450 m. para pista 30), asfaltada, com resistência de pavimento PCN 16. A cabeceira 30 tem sistema PAPI. O aeroporto tem homologação para vôo VFR/Diurno e Noturno, e autorização para VFR Especial, havendo carta de circuito de tráfego (VAC) e opera com serviço de controle de tráfego aéreo. A operadora do aeroporto é a INFRAERO.
Ao momento de pouso, o tempo no “Campo de Marte” (SBMT) era bom, vento (estabilizando em direção, de sudeste-sul) fraco, com visibilidade de 10 km ou superior e céu com nuvens esparsas com base em elevação de 1.700 pés (METAR vigente) para 2.300 pés e céu nublado com Teto a 10.000 pés, temperatura moderada de 22ºC e pressão atmosférica (QNH) de 1.017/1.018 hPa.
METAR SBMT 311100Z VRB02KT 9999 SCT017 BKN100 22/17 Q1017=
METAR SBMT 311200Z 15004KT 9999 SCT023 BKN100 22/18 Q1018=
O avião é propriedade de instituição financeira e operado pelo Aeroclube de SP (ACSP) em arrendamento mercantil. O avião está registrado na categoria de instrução privada, com último registro de compra/transferência em maio de 2014. O avião á aprovado um passageiro e um piloto, MTOW de 800 kg, para operação VFR diurna/noturna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em dezembro de 2020 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até próximo junho.
Trata-se de um dos seis aparelhos do modelo registrados no Brasil; o ACSP também é operador dos aparelhos (DV20), de sua propriedade, de matrículas:
– PR-SAU (registro de produção sn C0645, fabricação 2014) com registro de compra/transferência em junho de 2014 – ora com CA cancelado devido ao vencimento da CVA, em julho de 2019,
– PR-ASP (registro de produção sn C0601, fabricação 2011) com registro de compra/transferência em abril de 2018 – ora com CA cancelado devido ao vencimento da CVA, em janeiro de 2020, e,
– PR-DBB (registro de produção sn C0542, fabricação 2009) com registro de compra/transferência em abril de 2018.
Outros dois aparelhos DV20 são operados pelos aeroclubes de Eldorado do Sul (RS) e de Juiz de Fora (MG).