Diamond voa pela primeira vez o monomotor-treinador DA-40 elétrico (eDa-40), em 03.08.23


No dia 26, a fabricante austríaca Diamond Aircraft divulgou que fez, no dia 20, o primeiro vôo com a versão de motorização elétrica do avião monomotor DA-40, denominada eDA-40, assim abrindo a campanha de testes de certificação pelos regulamentos CS-23 e PART-23, pelas agências EASA e FAA, respectivamente. A Diamond prevê a certificação do eDa-40 para início de 2024.

O primeiro vôo do eDa-40 teve base no aeroporto Wiener Neustadt, perto de Viena, na Áustria. O avião foi pilotado por Sören Pedersen, chefe de teste de vôo da Diamond. Pedersen cobriu verificações do sistema, manobras básicas e uma avaliação inicial de desempenho durante o vôo, que Diamond divulgou ter ocorrido conforme o planejado.

“Estamos extremamente orgulhosos de anunciar outro marco significativo para o nosso eDA40 totalmente elétrico. A aeronave teve um desempenho excelente durante seu vôo inaugural e não apenas atendeu, mas superou todas as nossas expectativas”, disse Liqun (Frank) Zhang, CEO da Diamond Aircraft Austria.
O eDA-40 é alimentado pelo motor elétrico EngineUs 100 desenvolvido pela Safran Electrical & Power. O sistema de propulsão também consiste em um módulo de bateria fornecido pela Electric Power Systems que possui um sistema de carregamento rápido de corrente contínua. A cabine é equipada com aviônica Garmin G1000NXi.

A Safran (com sede na França) registra que obteve recentemente a aprovação de organização de design da EASA para o motor EngineUs 100.

A Diamond prevê que a versão elétrica do avião-treinador DA-40, de dois assentos, seja capaz de voar por até 90 minutos. Deve levar menos de 20 minutos para recarregar as baterias, com Diamond prevendo que os custos operacionais serão 40% menores do que uma aeronave de pistão comparável.

“Estamos ansiosos para oferecer uma aeronave sustentável excepcional para o mercado de treinamento de vôo do amanhã”, disse o CEO da Diamond Liqun (Frank) Zhang.

O primeiro vôo do eDa-40, em 20 de julho, em Wiener Neustadt (Áustria), foi um marco significativo para a Diamond e todas as parceiras do projeto e um grande passo para a certificação da aeronave.

O eDA40 será a primeira aeronave elétrica certificada pelo regulamento de aeronavegabilidade “-23” das agências EASA e FAA. O avião DA-40 foi projetado para ser um “treinador”, e será uma excelente a opção de aeronave de instrução-treinamento com alimentação por um motor elétrico inteligente – o EngineUs 100, da Safran Electrical & Power, e carregado pelo módulo de bateria da EPS – Electric Power Systems sendo dotaio de um sistema de carregamento rápido de Corrente Contínua (DC).

“Estamos muito entusiasmados em participar do primeiro vôo do eDA-40, junto com a Diamond Aircraft, pois é a primeira vez que nossos motores elétricos EngineUs e o sistema de proteção elétrica voarão em uma aeronave totalmente elétrica. Participar da eletrificação do DA-40, uma aeronave comprovada e um best-seller, tem sido um desafio técnico emocionante. Recentemente, obtivemos a Aprovação da Organização de Projeto da Agência Européia para a Segurança da Aviação [EASA] para o nosso motor elétrico EngineUs 100 e estamos atualmente na reta final para obter sua certificação final. Este equipamento de última geração é um dos blocos de construção essenciais na estratégia de descarbonização da Safran”, disse Bruno Bellanger, vice-presidente executivo e gerente geral da divisão de energia da Safran Electrical & Power.

Nathan Millecam, CEO da Electric Power Systems: “Este é um marco histórico para os sistemas Diamond e EP. O vôo é o culminar de anos de determinação, inovação e trabalho árduo. O projeto eDA-40 inaugura uma nova era de propulsão elétrica que resolve um problema imediato de maneira econômica e sustentável. Por meio de dedicação inabalável e tecnologia de ponta, estamos mostrando à indústria como a propulsão elétrica pode ser implementada na aviação. Estendemos nossa mais profunda gratidão ao nosso cliente visionário, funcionários dedicados e investidores apaixonados que tornaram essa conquista possível. Sua crença inabalável em nossa missão alimentou nossa determinação de impulsionar um futuro mais sustentável”, falou Millecam.

O eDA-40 está programado para ser apresentado ao público em geral na feira de aviação alemã AERO Friedrichshafen 2024. [EL]