Diante do “tarifário” do governo Trump, francesa Daher afirma que seus investimentos impulsionam a aviação do EUA, em 12.04.25

Na plataforma online da mídia, a editor-chefe Charles Alcock escreveu artigo, no dia 09, relativo aos efeitos sobre a indústria aeronáutica, especificamente no segmento da aviação executiva, da nova política de tarifas sobre importações lançada pelo governo Trump.
Alcock repercutiu que, enquanto os fabricantes europeus da aviação geral se preparam para o impacto das tarifas do EUA de 20% sobre aeronaves e peças, a fabricante francesa Daher defendeu nesse dia (09) a manutenção da cooperação transatlântica diante da política disruptiva do governo Trump. Referindo-se às unidades de produção da Daher Aircraft em Idaho (da Kodiac) e na Flórida, o CEO Nicolas Chabbert disse, aos participantes da coletiva de imprensa na feira aeronáutica Aero Friedrichshafen, na Alemanha, que a Daher está aumentando seus investimentos no EUA e criando mais empregos no país. “Acreditamos que estamos criando valor de longo prazo nos Estados Unidos, com uma proporção de cerca de 50% entre Europa e EUA [em termos de produção]”, comentou Chabbert.
Em sua unidade de Stuart, na costa atlântica da Flórida, a Daher está agora executando planos para estabelecer a sua terceira linha de montagem. Isso complementará a produção de suas aeronaves TBM em sua unidade principal em Tarbes, na França, bem como a aeronaves Kodiak 100 e 900, que são fabricadas em Sandpoint, no Idaho.
Na semana passada, Chabbert afirmou na feira aeronáutica Sun ‘n Fun, na Flórida, que o investimento da Daher em Stuart não está sendo feito para apaziguar o presidente do EUA, Donald Trump, e evitar tarifas.
Na Aero Friedrichshafen, Chabbert disse para a AIN que, se a União Européia vier retaliar com tarifas sobre aeronaves e peças fabricadas no EUA, a Daher não verá isso como uma oportunidade de aumentar sua participação de mercado fora do EUA às custas de rivais como a Textron.
“O tempo é essencial para todos nós nesta situação e, como indústria, precisamos permanecer unidos”, comentou Chabbert. “Ninguém pode sair dessa situação sem se machucar, e o isolamento não é a resposta, por isso estamos felizes que uma voz comum esteja sendo ouvida através da GAMA [Associação de Fabricantes de Aviação Geral]”, acrescentou Chabbert.
Atualizando os repórteres sobre os planos da Daher de lançar uma aeronave “mais elétrica” em 2027, Chabbert disse que potenciais clientes disseram à fabricante que precisam de um produto que corresponda ao desempenho das aeronaves existentes, com um alcance de pelo menos 700 MN. Inicialmente, Chabbert indicou que a nova aeronave poderia ter custos operacionais ligeiramente mais altos do que as aeronaves atuais.
A Daher está conduzindo grande parte de seu trabalho de desenvolvimento tecnológico em seu Fly’in Tech Center em Tarbes, na França. A fabricante divulgou ter feito progressos significativos com base nos aprendizados do programa EcoPulse, recentemente concluído, conduzido com os parceiros Airbus e Safran.
Na feira Aero Friedrichshafen, no sul da Alemanha, esta semana, a Daher está promovendo as últimas atualizações para o Kodiak 100 e 900, melhoramentos que incluem o software Garmin NXi para desbloquear a conectividade PlaneSync e os novos instrumentos de espera MD302 e MD32, bem como o pacote Avionics One, incluindo o radar meteorológico GWX 8000 StormOptix, da Garmin.
A feira aeronáutica anual Aero Friedrichshafen edição 2025, acontece entre os dias 09 e 12, às margens do lago Bodensee (Lago Constança – na fronteira com Alemanha, Áustria e Suíça), a articulista para Charlotte Bailey escreveu no dia 07 artigo relativo ao cenário prospectiva e perspectivamente da aviação executiva européia.
A feira aeronáutica Sun ‘n Fun Aerospace Expo aconteceu entre os dias 01 a 06 de abril, em Lakeland, na Flórida/EUA. [EL]