Diretor-geral do DECEA reúne-se com dirigentes da OACI, em Montreal, em 02.10.25
Em nota no dia 30, o DECEA divulgou que o seu diretor-geral, tenente-brigadeiro do ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, reuniu-se, nos dias 29 a 30 de setembro, com dirigentes da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional), durante a 42ª Assembleia da OACI, que acontece em Montreal (Canadá), com o objetivo de fortalecer o protagonismo do Brasil nos setores relacionados à gestão do espaço aéreo brasileiro.
Também participaram das reuniões o assessor do delegado permanente do Brasil junto à OACI, tenente-brigadeiro do ar Hudson Costa Potiguara, o chefe do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), brigadeiro do ar Alexandre Avellar Leal, e o chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, brigadeiro do ar James Souza Short.
Destaque para o encontro com a diretora do ANB – Air Navigation Bureau (escritório de navegação aérea), Michele Merkle, onde foram abordadas as contribuições brasileiras para os trabalhos técnicos da OACI, em especial por meio do apoio com especialistas cedidos (secondees). Oportunidade para destacar a relevância do engajamento do DECEA para o fortalecimento da capacidade técnica da Organização e para o avanço de projetos globais em navegação aérea, conforme ressalta o tenente-brigadeiro Medeiros.
“Os integrantes do DECEA agregam conhecimentos em projetos de grande relevância e fortalecem a integração entre a Força Aérea Brasileira e a OACI, resultando em maior profissionalismo e eficiência”, declarou o oficial-general.
Na reunião com o diretor do Escritório Regional da OACI para a Região SAM (América do Sul), Fábio Faizi Rahnemay Rabbani, ressaltou-se a importância de ampliar a cooperação regional, sobretudo no âmbito da iniciativa NCLB – No Country Left Behind (nenhum paós deixado para trás). A pauta reafirmou o compromisso do Brasil em colaborar com os Estados da região no alcance e manutenção dos padrões globais de segurança operacional e eficiência da navegação aérea.
Os encontros acontecerão até o final da Assembléia, no dia 03 de outubro, como forma de estreitar laços com outras instituições e países participantes.
