Dois EMBRAER “Brasília” se acidentam no mesmo dia na mesma pista de um parque ecológico na Tanzânia, em 11.12.23


No dia 28 (nov.), o bimotor turboélice EMBRAER EMB-120ER “Brasília” de matrícula 5H-MJH (registro de produção sn 120358) da operadora Unity Air Zanzibar, cumprindo o vôo de cumprindo vôo de Zanzibar/Aeroporto Kisauni (HTZA) para o “campo” de Kikoboga, com 33 ocupantes (sendo 30 passageiros e 3 tripulantes) teve problema com trem de pouso identificado pela tripulação na aproximação. Subsequentemente, o avião pousou no, no horário de 03:40LT (00:40Z), mas acabando por ter o colapso do trem de pouso principal direito, com o avião escapando da pista vindo parar em terreno natural (solo macio) ao lado da pista, apoiado no trem de nariz, pelo fundo da fuselagem e pela asa direita – danificando a hélice, com separação de duas pás (lâminas). Ao fim, a aeronave sofreu danos substanciais mas houve feridos.

Quase 6 horas depois, por volta das 09h30LT (06h30Z), outro avião EMBRAER EMB-120ER “Brasília” – de matrícula 5H-FLM (registro de sn 120325) -, operadora pela Sindbard, para cumprir o vôo do “campo” de Kikoboga para Ilha de Zanzibar, com 34 ocupantes (30 passageiros e 4 tripulantes), sofreu colapso do trem de pouso dianteiro durante corrida de decolagem, com o avião escapando da pista e colidindo com um imóvel térreo com a asa direita. A aeronave sofreu danos substanciais, mas não houve feridos (no avião e no imóvel).

A Organização dos Parques Nacionais da Tanzânia (TANAPA) confirmou os acidentes no aeródromo que atende o Parque Nacional Mikumi, nos quais duas aeronaves sofreram, de forma independente, ruptura de trem de pouso e excursão de pista. A declaração oficial dos Parques Nacionais da Tanzânia informou que todos os passageiros não foram feridos e saíram do local do acidente com segurança.

A representante sênior de Conservação responsável pela Comunicação Corporativa dos Parques Nacionais da Tanzânia, Catherine Mbena, disse que os aviões transportavam 30 passageiros, na sua maioria turistas (em viagem de safári de um dia inteiro no Parque Nacional, localizado na região de Morogoro), e mais tripulantes, todos resgatados a tempo.

De acordo com o comunicado da TANAPA, a pista de pouso/decolagem do “campo” continua em boas condições de funcionamento e que as habituais atividades de transporte e turismo locais continuam inalteradas.


Para registros-fotos:
E120 Unity Zanzibar – Kikoboga – 28/11/2023 – problemas de trem de pouso, colapso de trem de pouso e excursão de pista:
http://avherald.com/h?article=511c07f6&opt=4096
E120 da Sindbard – Kikoboga – 28/11/2023 – colapso de trem de pouso, excursão de pista e colisão com imóvel-edificação:
http://avherald.com/h?article=511c0a87&opt=4096