Dois morrem em queda de EMB-201A “Ipanema”, após colisão com fio em vôo de reconhecimento de área, no PA, em São Félix do Xingu, em 05.12.21


Fonte: g1 – 04/12/2021
Dois homens morreram na queda de um avião agrícola em São Félix do Xingu, no sul do Pará, nesta sexta (03). A queda ocorreu em uma propriedade rural na Vila Capanã. Na aeronave estavam o piloto e um jovem produtor rural que estaria mostrando a área onde seriam aplicados defensivos agrícolas.

A Polícia Civil confirmou neste sábado (04) que instaurou inquérito para investigar o caso.

Segundo a Polícia Civil, o piloto era de São Paulo.

O produtor rural foi velado neste sábado na comunidade onde ocorreu a queda do avião.

As primeiras informações são que o avião era um EMBRAER “Ipanema”.

Atualização: o acidente foi listado no painel SIPAER, do CENIPA, do tipo “operação à baixa altitude” (LALT).

Conforme súmula do registro factual inicial, EMBRAER EMB-201A “Ipanema” de prefixo PT-UBV (registro de produção sn 200548, ano de produção 1986) decolou da APUA “Fazenda Verde, no distrito Karapana, junto da rodovia PA-279, na zona rural de São Félix do Xingu, no PA, para efetuar um vôo local, por volta das 20:00Z (17:00LT), com propósito de reconhecimento de área de aplicação de defensivos agrícolas, com 01 piloto e 01 passageiro a bordo. Durante o sobrevôo da área, à baixa altura, o avião colidiu com um fio, vindo a cair numa área de mata. O avião teve danos substanciais e os dois ocupantes faleceram.

Conforme RAB, o avião pertence à Prosollos Corretivos Agrícolas Ltda., sendo operador esta empresa e Pessoa Física. O avião está registrado na categoria do transporte público SAE – Serviço Aéreo Especializado, com último registro de Compra/Transferência em novembro de 2018. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em janeiro de 2020; o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tinha validade até janeiro de 2022.