Dois pilotos americanos do Iowa em circunavegação aérea com um Cessna C210 em causa contra poliomielite, em campanha de arrecadação de fundos para erradicação da doença, em 22.07.23


Dois veteranos pilotos americanos (do Iowa), Peter Teahen e John Ockenfels, estão desde maio numa viagem de circunavegação aérea com um monomotor a pistão Cessna C210 numa causa contra a poliomielite (pólio) e campanha de levantamento de fundos para erradicação da doença.

Peter Teahen, diretor da funerária Cedar Rapids, e John Ockenfels, CEO aposentado de uma empresa de reciclagem de Iowa City, partiram do Aeroporto Eastern Iowa (KCID), de Cedar Rapids, no dia 05 de maio e, desde então, seguem viagem de circunavegação global com escalas em New Hampshire (EUA), no Canadá, Islândia, Escócia, Dinamarca, Alemanha, Bélgica, França, Portugal, Holanda, Grécia, Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Paquistão, Índia, Sri Lanka, Tailândia e Indonésia. No dia 14 (julho), os pilotos pousaram no Aeroporto de Brisbane (YBBN), em Queensland, na Austrália, marcando assim cerca da metade da viagem odisséia de três meses e mais de 25.000 milhas (40.225 km, ou 21.720 MN).

Os pilotos estão fazendo a viagem a bordo do Cessna C210 – com a variante turbocomprimida T210M – de matrícula N732WP, registro de produção sn 21061835, fabricação 1977, com motorização Continental TSIO-520 SER (6 cilindros em linha, opostos, com injeção eletrônica, com potência máxima de 310 HP com pressão de admissão de 36,5 pol. Hg e 2.700 RPM e máxima contínua de 285 HP, com pressão de admissão de 35 pol. Hg e 2.600 RPM), equipado com hélice McCauley tripá com 228,6 cm de diâmetro. O avião original tem capacidade de abastecimento de 90 galões (341 litros), em um tanque por asa de 45 galões, sendo 89 galões utilizáveis (337 litros), oferecendo uma autonomia de 4,5 horas e mais reserva de 45 min. com consumo típico de 17 galões/hora (64 litros/h); o avião foi adaptado com tanques de ponta de asa (wing tips), com capacidade extra de 33 galões (125 litros) e mais uma “bexiga” de combustível – TurtlePac – de 165 galões(625 litros), instalada na cabine, especificamente para para a viagem, assim o avião passando a capacidade total de combustível utilizável de 281 galões (1.065 litros), uma autonomia de cerca de 19 horas de vôo.

A viagem foi originalmente programada para 2020, tendo sido suspendida por força da pandemia Covid que adiou os planos; originalmente, a viagem foi concebida com um Piper PA-32RT-300 Lance II. Com o replanejamento da viagem, Peter e John se uniram para adquirir o Cessna T210M, pela sua maior velocidade e a capacidade de maior altitude de cruzeiro – até 27.000 pés (Lance II – 13.000 pés), viabilizando nova rota de vôo (com 5.000 milhas adicionais em relação à rota original), com maior capacidade de combustível, resultando uma viagem mais segura.

Os dois pilotos são veteranos na aviação – Peter acumulando 47 anos de vôo e John somando 43 anos de vôo.

Parte da viagem desafiadora, a travessia do Pacífico envolverá operação de 15 horas/dia, com rota com escalas de reabastecimento e pernoite planejadas na Nova Caledônia, Fiji, Samoa Americana e Havaí, para então chegar à Califórnia (trecho estimado de 14 a 16 horas de vôo), para seguir para o Colorado. [EL]

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