Dois planadores SZD-48 Jantar Standard 3 se chocam em vôo durante competição na Eslováquia, em 02.05.22
No dia 26, dois planadores SZD-48 Jantar Standard 3 se chocaram em vôo nos arredores de Trebostovo, na Eslováquia, durante uma competição aérea – a FCC Prievidza 2022 -, sediada no Aeródromo de Prievidza (LZPE). Os planadores foram destruídos e os dois ocupantes (pilotos) faleceram.
Um avião era o de prefixo lituano LY-GBI (registro de produção sn B-1763), o outro era o de prefixo polonês SP-3688 (registro de produção sn B-1522).
As primeiras informações constam que a colisão foi junto da colina Končiar próximo de Trebostovo, Martin.
O SZD-48 Jantar Standard (2 e 3) é um planador de classe padrão projetado e produzido na Polônia a partir de 1977, baseado no modelo SZD-41B Jantar Standard, com utilização da mesma asa (montada por cima) numa nova fuselagem com empenagem em “T” e incorporação de vários refinamentos de detalhes, como o aumento da capacidade de lastro de água de 100 litros para 150 litros (150 kg), e, depois, a substituição de flapes de ventilação por uma única aba na parte inferior na frente do gancho de reboque/lançamento.
As variantes SZD-48 Jantar Standard 2 e 3 são produzidas com fibra de vidro/resina epóxi com septos-quadros e nervuras e uma treliça de seção central, fabricada a partir de tubos de aço soldados, para suportar as asas, trem de pouso retrátil de roda única e o gancho de reboque. As asas trapezoidais possuem longarina principal (boom main spar) com sistema duplo, cargas transferidas do revestimento de fibra de vidro, suportadas por nervuras para a treliça de apoio da seção central. Os spoilers – freios aerodinâmicos – estilo placa de alumínio se estendem das superfícies superior e inferior, com aberturas vedadas por tampas com mola quando fechadas. Tanques de lastro de água de 150 litros (150 kg) são alocados nas raízes das asas com válvulas de enchimento e alijamento – na fuselagem para versões anteriores e nas asas para aeronaves posteriores.
O cockpit do Jantar Standard 2 tem teto com canopy de plexiglass de duas peças com parte dianteira fixa e parte traseira articulada para trás. Os instrumentos são dispostos em um painel no pedestal central entre as pernas do piloto. O acesso à fuselagem dianteira e o acesso interno foram muito melhorados no SZD-48-3 pela abertura completa do canopy de peça única com parabrisa os instrumentos.
O trem de pouso principal retrátil manualmente é composto por uma única roda de 350 x 135 mm de diâmetro que se retrai para trás no compartimento de roda, que é fechado por portas operadas pelas pernas do trem de pouso, e uma roda traseira fixa de 200 x 50 mm.
Foram fabricados 44 aparelhos ZD-48 Jantar Standard 2, na fase inicial de produção, sucedidos por 285 aparelhos SZD-48-1 Jantar Standard 2 (versão refinada da variante inicial ZD-48) e sendo fabricados 348 aparelhos na variante SZD-48-1 Jantar Standard 3 (uma versão melhorada com leme mais largo e uma seção dianteira de fuselagem redesenhada e um canopy de uma única peça.
As principais características e especificações do SZD-48-3 Jantar Standard 3 são:
– capacidade – 01 assento (piloto)
– fuselagem – dimensões: comprimento de 6,85 m. e altura de de 1,51 m.
– asa – dimensões: envergadura de de 15 m. e área alar de 10,66 m² (carga-alar de 50,7 kg/m²) com razão de aspecto 21, com perfil de aerofólio NN-8.
– Pesos: vazio de 274 kg (604 lb.), bruto de 390 kg (860 lb.), incluindo lastro de 150 kg, e MTOW de 540 kg (1,190 lb.)
– tanque de lastro de água de 150 litros (40 galões).
– Performance:
[a] velocidade de estol de 44 KT
[b] velocidade máxima – “nunca exceder” (VNE) de 154 KT, em atmosfera “calma” (sem turbulência)
[c] velocidade máxima em atmosfera turbulenta (ar “rugoso”) de 120 KT
[d] velocidade máxima rebocado de 81 KT
[e] velocidade máxima de desacoplamento/lançamento de 67 KT
[f] fatores de carga: +5,3G e -2,65G
[g] taxa de planeio máxima: 1:40 (6,58 MN cada 1.000 pés)
[h] melhor velocidade de planeio de 52 KT (sem lastro) e 66 KT (com lastro)
[i] razão de descida de 152 pés/min. ; velocidade mínima de descida (com lastro) de 52 KT