Duncan (do EUA) ‘retrofita’ CitationJet C525 com pintura externa com chamativo e apelativo esquema combinando vermelho e preto e faixas delicadas prateadas, em 13.05.22


A organização de manutenção aeronáutica americana Duncan Aviation divulgou que entregou ao cliente Toll Group NW o jato corporativo desta Cessna CitationJet C525 após serviços de nova pintura externa e a remodelação do interior (cabine de passageiros).

Com múltiplas bases de manutenção multidisciplinar, o serviço no CJ 525 da Toll foi realizado na unidade de Lincoln, no Nebraska.

O projeto de renovação de um aparelho já ‘desatualizado’ começou, inicialmente, com apenas uma pintura externa completa baseada em um esquema que o proprietário do C525 viu em um jato EMBRAER Phenom que a equipe da unidade da Duncan Aviation de Battle Creek, no Michigan, havia retrofitado, ele encomendando da Duncan Aviation a ‘recriação’ desse visual no seu Cessna CitationJet.

Assim, o CJ da Toll ganhou uma nova pintura com um esquema de cores (predominante) vermelha e preta (na empenagem) “reluzente e chamativo” com detalhes em faixas delicadas curvadas em prata.
A designer-chefe da Duncan Aviation, Carie Bruss, disse que a base vermelha vibrante e as impressionantes faixas pretas e listras prateadas adicionaram uma aparência muito “jazz” à pintura externa. A nova pintura não veio sem seus desafios.

“Sabendo que o cliente queria o visual vermelho e preto no exterior, queríamos dar a ele o esquema que ele desejava”, disse Angie Coleman, representante de vendas sênior de acabamentos. “No entanto, esses modelos de aeronaves possuem valores de reflexão solar que devem ser atendidos para a pintura externa. Isso colocou nossa equipe de pintura e design para trabalhar para encontrar uma boa combinação de tinta nas fórmulas de tinta reflexiva solar”, explicou Coleman.

O interior do jato já estava muito “datado” quando a aeronave chegou à Duncan Aviation. “O proprietário nos pediu para criar um interior que atualizasse a aparência e coincidisse com os materiais existentes sendo mantidos”, disse Bruss. “Ele queria amarrar a nova pintura externa com o interior também”, completou Bruss.

O interior (cabine de passageiros) sofreu uma reforma completa usando um tom neutro claro para o forro do teto e os painéis das janelas, folheado da cabine com mancha em tons de marrom e tom vermelho em acabamento fosco. Barras de bebidas e inserções de mesa receberam revestimento de couro vermelho, enquanto as paredes laterais inferiores são equipadas com um tecido de chenile cinza carvão com padrão de diamante. Os assentos da cabine foram revestidos em couro preto com costura vermelha e um carpete cinza-carvão coroa a atualização da cabine.

“Foi impressionante”, disse Bruss: “Tudo fluiu tão bem junto, e o exterior se encaixou lindamente no interior”.

“É sempre um pouco estressante escolher os acabamentos porque você não sabe como ficarão juntos, mas a equipe da Duncan Aviation me orientou durante o processo e garantiu que o produto final ficasse ótimo”, disse Kjell Lindberg, vice-presidente do Toll Group, para emendar: “Certamente fez”.

Lindberg disse que a aeronave ficou absolutamente deslumbrante e que tanto exterior como o interior superaram suas expectativas. “A primeira vez que vi a aeronave foi definitivamente um momento – uau”, disse Lindberg, para ainda falar que do início ao fim da equipe da Duncan Aviation foi um “ato de classe” e o processo ficou simples e divertido. [EL] – c/ fontes