EASA aprova Dassault Falcon 6X para operações com o sistema de visão de vôo aprimorada (EFVS – enhanced flight vision system) baseado na tecnologia HUD FalconEye, em 09.09.25

A autoridade EASA aprovou o jato Dassault Falcon 6X para operações com o sistema de visão de vôo aprimorada (EFVS – enhanced flight vision system) baseado na tecnologia HUD FalconEye da fabricante francesa.
O regulador europeu de segurança aérea adicionou a emenda ao Certificado Tipo (TC) do jato Falcon 6X em 03 de setembro, permitindo operações até 100 pés acima da cabeceira em aproximações de Categoria 1 usando o desempenho do localizador com orientação vertical e navegação vertical barométrica. Técnicas de aproximação final com descida contínua (CDFA – continuous descent final approach) de não-precisão precisa também são permitidas.
https://www.easa.europa.eu/en/document-library/type-certificates/aircraft-cs-25-cs-22-cs-23-cs-vla-cs-lsa/easaa580-dassault?utm_campaign=d-20250904&utm_term=pro&mtm_source=notifications&mtm_medium=email&utm_content=title&mtm_placement=content&mtm_group=easa_type_certificate
Inicialmente, a aprovação do EFVS abrange uma única configuração de HUD. Em um futuro próximo, a Dassault afirmou que pretende obter autorização para uma configuração de HUD duplo, na qual ambos os pilotos se beneficiem das mesmas referências de visão sintética, com base em uma combinação de informações de terreno e infraestrutura de um banco de dados e imagens de câmeras infravermelhas e de baixa luminosidade.
O sistema de visão combinada (CVS – combined vision system) FalconEye foi desenvolvido para melhorar a consciência situacional dos pilotos que realizam aproximações em baixas altitudes em todas as condições meteorológicas, de dia ou de noite, tornando os obstáculos da pista visíveis através de nevoeiro e bruma/névoa.
Enquanto isso, em 05 de setembro, o grupo suíço de aviação privada Albinati Aeronautics voou com o primeiro Falcon 6X para o Aeroporto de Cannes – Mandelieu (LFMD), no sul da França. A operadora trabalhou com a Dassault e as autoridades locais para obter a aprovação para os deslocamentos, levando em consideração a pista de 1.600 m. do aeroporto, a geografia e as restrições de ruído locais. [EL]