EASA aprova sistemas Garmin Autoland e Autothrottle no Beechcraft King Air série 200 com suíte aviônica G1000NXi, em 07.03.25


No dia 04, a Garmin anunciou que a agência EASA aprovou os sistemas Autoland e Autothrottle associados com a suíte aviônica G1000NXi na série 200 (em aeronaves selecionadas) do bimotor turboélice Beechcraft King Air, no início de aprovações para o mercado de retrofit.

Os sistemas Garmin Autoland e Autothrottle agora estão disponíveis para instalações de retrofit por meio da rede de revendedores autorizados Garmin aprovados para instalações de aviões King Air 200. Este desenvolvimento amplia a disponibilidade desses sistemas avançados de segurança para uma gama maior de operadores de aeronaves na Europa que voam com o bimotor turboélice.

O King Air 200 foi introduzido há mais de 50 anos, e esta certificação marca a primeira vez que os sistemas Garmin Autoland e Autothrottle foram oferecidos a proprietários e operadores europeus como uma solução de retrofit.

A integração completa do autothrottle com a suíte G1000NXi reduz a carga de trabalho de tripulação na cabine de vôo ao gerenciar a velocidade e a potência da aeronave e fornece proteção ao motor contra potenciais excedências do motor.

E, no caso de uma emergência em que a tripulação não possa mais desempenhar suas funções, o Garmin Autoland (de emergência – de pouso com operação automática) pode controlar e pousar a aeronave sem intervenção humana.
O Autothrottle da Garmin, oferecido como uma solução de retrofit no King Air, fornece recursos abrangentes de aprimoramento de segurança e pode reduzir significativamente a carga de trabalho no cockpit de uma aeronave complexa como o King Air. O Autothrottle é totalmente integrado à suite G1000NXi e fornece controle automático das manetes de potência do motor da decolagem ao pouso. O Autothrottle mantém as manetes de potência na configuração de potência adequada, minimizando a ameaça de uma possível reversão da aceleração. As configurações de potência são baseadas em esquemas de subida, cruzeiro e descida configuráveis ​​pela fabricante ou pelo usuário, incluindo limites de ITT (temperatura interestágio de turbina). Além da proteção de ITT, o Autothrottle também protege torque reduzindo a potência quando o sistema detecta condições potenciais de superaquecimento (overtemperature) ou sobretorque (overtorque). O Autothrottle também será ativado automaticamente no caso de uma situação de velocidade da aeronave excessiva ou insuficiente, e leva em consideração a posição do flape e do trem de pouso, proporcionando tranquilidade adicional aos pilotos que operam a aeronave. Se o Autothrottle detectar uma falha no motor, o sistema define automaticamente a manete de potência no lado com falha para uma posição fixa e ajusta a manete de aceleração operacional para manter a referência de velocidade selecionada.

O Autoland é uma nova maneira de fornecer ainda mais segurança aos ocupantes de uma aeronave equipada com o já premiado sistema de emergência. O Autoland determina o aeroporto e a pista mais ideais, considerando fatores como meteorologia, combustível a bordo, superfície e comprimento da pista, terreno, obstáculos e muito mais. Em caso de emergência, os passageiros podem ativar o Autoland pressionando um botão, localizado na parte de trás do pedestal central para fácil acesso.

O Autoland será ativado automaticamente se o sistema determinar que é necessário. Uma vez ativado, o sistema planeja uma rota de vôo para o aeroporto mais adequado, inicia uma aproximação à pista e pousa a aeronave automaticamente. O sistema leva em consideração uma amplitude de informações e critérios e se comunicará automaticamente com o controle de tráfego aéreo (ATC) durante todo o evento, avisando os controladores e pilotos que operam perto da aeronave sobre sua localização e intenções.

Durante uma ativação, o Autoland fornece comunicações visuais e verbais simples em linguagem simples, para que os passageiros tenham as informações e saibam o que esperar. As telas de informação de vôo mostram a localização da aeronave numa carta (“mapa”) junto com informações como o aeroporto de destino, tempo estimado de rota, distância até o aeroporto de destino e combustível restante. A velocidade, altitude e direção da aeronave são rotuladas em um formato fácil de entender e os passageiros também têm a opção de se comunicar com o ATC seguindo as instruções na tela multifuncional (MFD). A qualquer momento, um piloto pode desativar facilmente o Autoland com um único toque na tecla do piloto automático “AP” no controlador do modo do piloto-automático ou no botão de desconexão do piloto-automático nos manches. A tela de informação de vôo mostra uma mensagem que confirma que o Autoland foi desativado e, no caso de uma desativação acidental, o sistema mostra aos passageiros como reativar o Autoland, se necessário.

Durante uma ativação do Autoland, o sistema Autothrottle é usado para gerenciar automaticamente a velocidade da aeronave e a potência do motor para que a aeronave possa subir, descer ou manter a altitude conforme necessário. Se temperatura externa for propícia ao acúmulo de gelo, o Autoland ativa os sistemas antigelo e de degelo para os motores e superfícies de controle.

Na aproximação para o pouso, o sistema Autoland inicia uma descida controlada para o aeroporto. Se a aeronave precisar de tempo adicional para descer ou desacelerar durante a aproximação, o sistema Autoland inicia um procedimento de espera padrão. Depois que o Autoland configura o trem de pouso e os flapes, a aeronave inicia sua descida para a pista e pousa. Na pista, a frenagem automática é aplicada enquanto rastreia a linha central da pista para parar completamente a aeronave. O desligamento do motor também é automatizado para que os ocupantes possam sair da aeronave com segurança. 

Com as últimas atualizações do G1000NXi, os proprietários de aviões King Air podem aproveitar recursos adicionais. A SVT – Synthetic Vision Technology (Tecnologia de Visão Sintética) foi atualizada para incluir uma visão exocêntrica 3D do ambiente do aeroporto SafeTaxi para auxiliar na conscientização situacional durante o taxiamento. A SVT também exibe posições e contornos de edifícios em 3D, incluindo hangares, terminais e torres, pistas de taxiamento, pátios, placas e outras marcações para ajudar a reduzir incursões na pista, fornecendo orientação durante o taxiamento em aeroportos contidos no banco de dados SafeTaxi. Essas atualizações da SVT também aumentam a clareza topográfica, limites de água e terreno mais nítidos, exibição aprimorada de obstáculos e linhas de energia, representação aprimorada de placas de pista e aeroporto e muito mais.

Adicionando à revolucionária tecnologia de estabilidade e proteção eletrônica (ESP – Electronic Stability and Protection), da Garmin, o ESP com um motor inoperante auxilia o piloto a manter o controle em caso de falha de um motor (e a operação monomotor). Os limites de rolamento (roll) e arfagem (pitch) serão ajustados para evitar ângulos excessivos de rolamento (roll) e arfagem (pitch) enquanto o piloto realiza operação monomotor. O sistema também inclui o Modo de Descida de Emergência (EDM – Emergency Descent Mode) como um recurso padrão que é ativado automaticamente em caso de perda de pressurização da aeronave. [EL]