EASA avança a prevenção de colisão aérea na aviação geral com uso de tecnologia acessível, em 21.04.25


A redatora de notícias na AIN Amy Wilder, em postagem na plataforma da mídia no dia 14, repercutiu que a EASA e parceiras lançaram duas iniciativas destinadas a reduzir o risco de colisões em vôo na aviação geral, no cenário do constante crescimento do tráfego europeu.

As medidas, anunciadas na primeira semana do mês, incluem a iniciativa voluntária “¡Conspicuity Declaration” – Declaração de Conspicuidade – e o estabelecimento do protocolo ADS-B Light (ADS-L) como um padrão comum para a aviação geral e a consciência situacional de drones.

Embora as aeronaves do transporte comercial dependam há muito tempo de sistemas de prevenção de colisões (TCAS) no tráfego aéreo, o peso e o custo desses sistemas os mantêm fora do alcance da maioria das aeronaves menores da aviação geral. Tradicionalmente, os pilotos em espaço aéreo não-controlado dependem da separação visual ou do protocolo “ver e evitar”. Agora, os avanços tecnológicos permitiram o desenvolvimento de dispositivos mais acessíveis para tornar as aeronaves da aviação geral eletronicamente visíveis entre si e para observadores em solo.

“Todos os anos, ocorrem em média seis colisões aéreas fatais envolvendo aeronaves de aviação geral, resultando em 13 fatalidades”, disse Florian Guillermet, diretor executivo da EASA. “A possibilidade de todos os pilotos terem acesso a sistemas acessíveis e compatíveis para aprimorar sua consciência situacional será um grande avanço na segurança neste setor vital da comunidade da aviação”, completou Guillermet.

A Declaração de Conspicuidade (¡Conspicuity Declaration) representa um compromisso conjunto de 11 autoridades e organizações da aviação para promover o uso de dispositivos de aprimoramento da visibilidade, como o ADS-B OUT e o ADS-L. Os signatários se comprometem a incentivar o desenvolvimento e a adoção dessas tecnologias e a colaborar na análise dos dados coletados por esses sistemas para orientar futuras melhorias de segurança.

Complementando a Declaração, a Coalizão ADS-L concentra-se em padrões técnicos. As organizações participantes concordam em integrar o protocolo ADS-L em produtos existentes e futuros para garantir a interoperabilidade. Ao padronizar sistemas em todo o setor, a EASA e seus parceiros visam aprimorar a consciência situacional dos pilotos e aprimorar a segurança geral do espaço aéreo.

Ambas as iniciativas apoiam os objetivos do programa da EASA GA Flightpath 2030+ (Caminho do vôo da Aviação Geral 2030+), que se baseia antecessor GA Roadmap (Roteiro da Aviação Geral) e visa promover um futuro mais seguro, sustentável e digitalmente conectado para a aviação geral na Europa.

A prevenção de colisões aéreas continua sendo uma prioridade, conforme identificado na Revisão Anual de Segurança e no Plano Europeu para a Segurança da Aviação (EPAS – European Plan for Aviation Safety), da EASA.

A Declaração de Conspicuidade (¡Conspicuity Declaration) e o protocolo ADS-B Light (ADS-L) estão em linha com a legislação da União Européia em vigor, incluindo o Regulamento (UE) nº 376/2014 sobre comunicação de ocorrências e disposições sobre proteção de dados.

“Essas ações ajudarão a garantir uma comunidade da aviação geral próspera, vital para todo o ecossistema da aviação”, acrescentou Guillermet. [EL] – c/ fonte