EASA certifica Tipo ATR da série 600 – AT42 e 72 – com novo motor turboélice PW127XT-M, da Pratt & Whitney Canada, em 30.10.22


Em 13 de outubro, a EASA certificou o novo motor turboélice PW127XT-M, da Pratt & Whitney Canada, para utilização no bimotor regional ATR da série 600, nos modelos ATR-42 e ATR-72.

Com materiais e tecnologias avançadas, a nova série de motores vai oferecer aos operadores das aeronaves ATR-42 e -72 uma melhoria de 3% na eficiência de combustível, redução de 20% nos custos de manutenção e aumento de 40% de tempo estendido montado (instalado) na asa – com intervalos de revisão geral do motor programados em vinte mil horas.

O vice-presidente sênior de engenharia da ATR, Stephane Viala, afirmou: “Receber a certificação de Tipo da EASA é um passo importante para a entrada em serviço deste novo motor padrão em nossa aeronave ATR. As equipes da ATR têm trabalhado com nossos parceiros da Pratt & Whitney Canada e as autoridades para garantir a certificação e se aproximar de fornecer aos clientes aeronaves turboélice regionais ainda mais econômicas e sustentáveis”.

O vice-presidente de vendas e marketing da Pratt & Whitney Canada, Anthony Rossi, acrescentou: “A certificação de aeronaves ATR equipadas com nosso motor PW127XT-M é uma boa notícia para o segmento de aviação regional, pois oferece 40% mais tempo na asa, 20% a menos de custos de manutenção e uma melhoria de 3% no consumo de combustível em comparação com o PW127-M. ATR e P&WC trabalharam diligentemente para obter essa certificação menos de um ano após o lançamento do mecanismo revolucionário. Parabenizamos a ATR por este importante marco”.

A certificação da EASA do ATR-42 e -72 com motor PW127XT-M segue a certificação do novo motor – concedida pela Transport Canada e EASA, em agosto e setembro de 2022, respectivamente.

Apresentado na feira aeronáutica Dubai Airshow de 2021, o motor PW127XT-M produzido especificamente para suprir a linha ATR entrará em serviço com o cliente de lançamento Air Corsica antes do final do ano de 2022. [EL] – c/ fontes