EASA e FAA certificam o Dassault Falcon 6X, em 24.08.23


A fabricante francesa Dassault Aviation anunciou, nesta terça dia 22, a certificação do jato executivo Falcon 6X pelas agências EASA e FAA. E divulgou que a certificação é um passo significativo no caminho para a entrada em serviço do modelo, com os primeiros aparelhos de linha de produção, de clientes, estando ora em fase final de conclusão.

Em linha com a meta da Dassault divulgada no início deste ano de entrada em serviço em meados de 2023, a certificação do Falcon 6X encerra uma campanha de testes de mais de 2 anos de duração, com três protótipos, em que foram registradas 1.500 horas de vôo.

“A certificação do Falcon 6X é um marco notável para a Dassault Aviation. Gostaríamos de reconhecer as equipes de certificação da EASA e FAA pelo seu empenho neste exigente processo e os nossos clientes pela sua confiança. O Falcon 6X é o primeiro jato executivo totalmente novo a cumprir os regulamentos [de aeronavegabilidade] mais recentes, o que aumentará a segurança de todas as novas aeronaves”, disse Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation. “O Falcon 6X, [de alcance] de 5.500 MN/10.200 km combina as melhores qualidades da liderança mundial da Dassault Aviation e da experiência em aeronaves de combate para criar o jato de maior alcance em sua classe, com conforto inigualável para os passageiros e máxima flexibilidade de missão”, completou Trappier.

EASA – TCDS – Type Certificate Data Sheet (Folha de dados da Certificação Tipo) – Dassault Falcon 6X – A580:
https://www.easa.europa.eu/en/downloads/138391/en

No documento da Certificação Tipo da EASA, o Falcon 6X está aprovado para os pesos máximos de decolagem de 35.153 kg (77.500 lb.), de pouso de 30.028 kg (66.200 lb.) e “Zero Combustível” (ZFW) de 20.820 kg (45.900 lb.). A capacidade máxima (número total de ocupantes) é de 22, sendo de até 19 passageiros e dois pilotos e um tripulante (autorizado a acomodar-se no assento extra na cabine de comando durante decolagem e pouso).

As dimensões são de comprimento de 25,56 m., de altura de 7,856 m. e asa com envergadura de 25,942 m. (área alar bruta de 72,4 m², com corda média aerodinâmica de 3,3978 m.). Nas condições operacionais aprovadas, estão decolagem e pouso em aeródromos em altitude de até 9.000 pés, Altitude Operacional Máxima de 51.000 pés (15.544 m.) e operações polares até latitude de 85°.

A certificação do motor turbofan Pratt & Whitney Canada PW-812D foi no ano passado, pelas agências Transport Canada, EASA e FAA. A unidade foi aprovada para empuxo de 13.850 lbf. na decolagem (em regime temporário de 5 minutos), com temperatura ambiente limite de 35°C, e de 12.989 lbf. em regime de potência máximo contínua (MCP), com temperatura ambiente limite de 25°C.

EASA – TCDS – Type Certificate Data Sheet (Folha de dados da Certificação Tipo) – Pratt & Whitney Canada série PW-800 – IM E 096:
https://www.easa.europa.eu/en/downloads/33453/en

O Falcon 6X é o jato cabine supermédia-larga, bimotor, mais espaçoso, avançado e versátil no segmento de jatos executivos de longo alcance. Foi reconhecido com vários prêmios de design, incluindo a premiação alemã Red Dot Award e a International Yacht & Aviation Award.

O Falcon 6X foi lançado em fevereiro de 2018, com uma apresentação do primeiro protótipo em dezembro de 2020 (em um evento virtual pela pandemia Covid). O primeiro vôo foi em março de 2021.


Folder
Falcon 6X:

https://www.dassaultfalcon.com/businessjets/falcon-6x/