EASA emite STC para variante de corrente contínua (CC) do terminal de conectividade Plane Simple em banda Ka da Gogo a bordo do Gulfstream G280, em 25.04.25


Em colaboração com a Gulfstream e a Jet Aviation, a Gogo obteve a Certificação Tipo Suplementar (STC) da EASA para uma variante de corrente contínua (CC) do seu terminal de montagem Plane Simple em banda Ka a bordo do jato supermédio Gulfstream G280.

O STC marcou a primeira aprovação regulatória para um terminal Plane Simple alimentado por corrente contínua em vez de corrente alternada.

A Gogo desenvolveu o hardware em parceria com a fornecedora de antenas aeronáuticas QEST. O terminal é composto por duas unidades substituíveis em linha, uma unidade de modem e a antena com montagem na cauda.

Disponível no mercado de reposição por meio de centros de serviço autorizados da Gulfstream e da Jet Aviation (uma unidade da General Dynamics, controladora da Gulfstream), a variante do terminal Plane Simple alimentado por corrente contínua suporta o serviço Viasat Jet ConneX, maximizando a conectividade global a bordo do G280 e permitindo aplicações digitais pesadas, como streaming de vídeo, TV ao vivo, videochamadas, transferência de arquivos, jogos e redes privadas virtuais. Conectando-se aos satélites Viasat GX, a variante por corrente contínua será capaz de se conectar a futuros satélites da rede GX de próxima geração, transmitindo sinais de dupla polaridade, mais que dobrando a quantidade de dados transmitidos e recebidos, afirmou a Gogo.

A Jet Aviation já instalou o terminal em um jato G280 para um fornecedor automotivo alemão em seu centro de manutenção em Basileia, na Suíça.

“O mais recente STC em nosso crescente portfólio demonstra nosso compromisso em fornecer um portfólio de produtos que permite que todos os tipos de operadores de aeronaves executivas acessem nossos serviços de conectividade”, disse Dave Falberg, vice-presidente sênior de vendas da Gogo na região EMEA (Europa, Oriente Média e África-norte). [EL]