EASA progride na regulamentação para operação de jatos supersônicos do transporte civil, em 02.06.22
A agência de segurança na aviação européia EASA realizou duas ações de regulamentação para desenvolver salvaguardas ambientais para a nova geração de jatos dos transportes executivo e comercial supersônicos (SST – SuperSonic Transport) que devem entrar em operação no final da década de 2020.
Uma nota de proposta (minuta) de regulamentação avançada (A-NPA – Advance Notice of Proposed Amendment) da EASA, a A-NPA 2022-05, visa garantir que os limites certificados de ruído de pouso e decolagem para SST correspondam aos requisitos existentes da EASA para aviões a jato subsônicos. Os requisitos iniciais para limites de CO2 para SST também estão sendo propostos. Atualmente, não existem padrões ICAO ou práticas recomendadas para limites de ruído de aeronaves SST.
Os comentários para A-NPA, colocada em consulta pública, devem ser feitos em 25 de julho.
A-NPA 2022-05 – de “Environmental protection requirements for supersonic transport aeroplanes” (Requisitos de proteção ambiental para aviões do transporte supersônicos).
https://www.easa.europa.eu/downloads/136561/en
Embora a proibição de operações em velocidade supersônica sobre terra permaneça em vigor em várias regiões do mundo, incluindo o EUA, as restrições da União Eruopéia que foram adotadas após a retirada do Concorde da operação comercial apenas proíbem vôos supersônicos sob regra VFR.
Uma nota de alteração de regulamentação proposta (NPA – Notice of Proposed Amendment), a NPA 2022-04, propõe a introdução de restrições de velocidade para impedir vôos supersônicos IFR sobre área terrestre da União Européia, com o objetivo de evitar estrondos sônicos (sonic booms) inaceitáveis.
A EASA afirma que “espera-se que os estrondos sônicos das aeronaves SST de nova geração sejam comparáveis aos do Concorde. As tecnologias avançadas de mitigação do estrondo sônico … não devem se tornar comercialmente disponíveis no curto prazo”.
Os comentários para a NPA, colocada em consulta pública, devem ser feitos em 25 de agosto.
NPA 2022-04 – de “Regular update of the SERA regulatory framework” (Atualização regular da estrutura regulatória SERA – Standardised European Rules of the Air/Padronização européia de regras do ar):
https://www.easa.europa.eu/downloads/136558/en