EBAA e GAMA pedem maior ritmo para adoção do SAF, defendo um cronograma agressivo para taxas de disponibilidade/participação de abastecimento e o uso de combustível 100% SAF, em 08.02.24


Uma nova iniciativa em joint venture entre a EBAA e a GAMA (associação da aviação executiva européia e associação de fabricantes de aeronaves da aviação geral) estabelece um cronograma ambicioso para a adoção total de combustível de aviação sustentável no setor europeu da aviação executiva.

A Associação Européia de Aviação Executiva (EBAA – European Business Aviation Association) e a Associação das Fabricantes da Aviação Geral (GAMA – General Aviation Manufacturers Association) defendem um ritmo acelerado na adoção de combustível de aviação sustentável na aviação executiva européia, na medida que o setor enfrenta um escrutínio contínuo.

Em um novo relatório, as organizações recomendam um aumento contínuo na utilização de SAF no segmento (da aviação executiva), mas a um ritmo agressivo, superior até ao exigido pelos regulamentos recentemente adotados. O plano começa com uma meta de 5% de uso de SAF na aviação executiva até 2025 e aumenta para 20% até 2030, 60% até 2040 e culmina com 100% de adoção até 2050.

Dadas as atuais dificuldades enfrentadas no fornecimento de SAF real na maioria de aeroportos, os dois grupos estão fazendo campanha para a implementação de um sistema robusto de registro e ressalva/crédito (book-and-claim), que permitiria aos operadores de aeronaves comprar SAF globalmente e receber os créditos ambientais mesmo quando combustível materialmente é distribuído em outro ponto do registro para uma aeronave totalmente diferente.

“Com o SAF desempenhando um papel fundamental na descarbonização da aviação executiva, é vital que trabalhemos com autoridades e legisladores para incentivar e fortalecer os esforços para desenvolver, implantar e aumentar o uso geral do SAF”, disse o presidente e CEO da GAMA, Pete Bunce. “Esta iniciativa demonstra ainda mais o compromisso da indústria em alcançar os nossos objetivos de sustentabilidade”, Bunce completou. [EL] – c/ fonte