EBAA lançando plano de sustentabilidade ambiental e social – iniciando um programa-piloto com algumas de suas empresas membros, em 04.11.23


Em artigo no dia 26, o editor-chefe da mídia AIN on line Charles Alcock divulgou o lançamento pela EBAA – European Business Aviation Association (associação de aviação executiva européia) plano de sustentabilidade ambiental e social, com início em setembro, passado de um “programa-piloto”.

Alcok escreveu que a EBAA está trabalhando com os seus membros para estabelecer um quadro de normas através do qual a indústria possa medir a sustentabilidade ambiental e social das operações das aeronaves e do ecossistema que suporta os vôos. O programa resultará na implementação de um rótulo de conformidade (compliance label) que poderá ser aplicável a todas as empresas da cadeia de valor da aviação executiva, incluindo não apenas operadores de aeronaves, mas também provedoras de serviços logísticos de aeroporto (FBO), organizações de manutenção aeronáutica e escritórios de advocacia e companhias financeiras e de seguros prestando serviços para aviação.

Um esboço do novo STARS – Standards & Training for Aviation Responsibility and Sustainability (Padrões e Treinamento para Responsabilidade e Sustentabilidade da Aviação) foi distribuído a alguns membros da EBAA que participam da fase inicial do programa piloto que começou em setembro, com o objetivo de expandi-lo em 2024. O protocolo STARS será composto de três níveis de melhores práticas que abrangem os impactos ambientais, bem como os objetivos de responsabilidade social das empresas de aviação executiva.

A primeira fase será lançada com o Nível 1, que se destina a lançar as bases de um programa para criar um conjunto de rótulos que indiquem o progresso que os participantes fizeram. Nesta fase, as empresas participantes designarão um responsável pela sustentabilidade, elaborarão políticas ambientais e sociais e realizarão avaliações de impacto para estas.

A EBAA caracteriza o Nível 2 como um exercício “Walk the Talk” (“andar com a conversa”) no qual os participantes começam a desenvolver e implementar as suas estratégias de responsabilidade ambiental e social para atingir metas e objetivos específicos. Esta etapa envolverá treinamento para gestores e colaboradores.

O Nível 3, que o grupo industrial designou como Super STARS, verá os participantes demonstrarem as melhorias alcançadas em ambas as áreas do programa. Também envolverá a colaboração com os fornecedores das empresas para garantir que estes cumpram os mesmos padrões.

Com o lançamento do Nível 1 do protocolo, no segundo trimestre do próximo ano, a EBAA introduzirá o esquema de acreditação de rótulos para que as empresas possam divulgar o seu compromisso com padrões consistentes de responsabilidade ambiental e social.

De acordo com o cronograma atual, o Nível 2 seria lançado em 2026, seguido pelo Nível 3 em 2028.

O STARS foi iniciado em 2018, quando a EBAA selecionou 10 jovens profissionais da aviação executiva para participarem da conferência One Young World (Um Mundo Jovem) em Haia, na Holanda. Uma das participantes foi Maureen Gautier, que na época trabalhava como advogada especializada em direito aeronáutico. Desde 2022, Gautier atua como gerente de sustentabilidade e força de trabalho futura da EBAA.

As discussões no evento One Young World sobre como alcançar mudanças positivas na sustentabilidade provaram ser a semente da qual o STARS está agora a brotar, escreveu Alcok no seu artigo.

“Vemos que queremos permanecer nesta indústria durante os próximos 30 anos e por isso decidimos recorrer à EBAA para obter financiamento e apoio para um selo de sustentabilidade ambiental e social”, explicou Gautier para o articulista da AIN.

De acordo com Alcok, a EBAA considera que ser capaz de demonstrar um compromisso avaliado objetivamente para reduzir o impacto ambiental da aviação executiva e a responsabilidade social das empresas “anda de mãos dadas” com a capacidade de recrutar e reter uma nova geração para a força de trabalho.

Nos cinco anos desde que o STARS foi concebido, isto tornou-se ainda mais imperativo; a indústria viu-se alvo de protestos muito diretos à medida que aumentava a pressão pública pela descarbonização, destacou Alcok.

“Temos que garantir que a indústria seja um lugar atraente para trabalhar e que a sustentabilidade esteja intimamente ligada a isso”, disse Gautier para a AIN. “O objetivo do STARS é pegar nossos membros pela mão e dizer-lhes que, se quiserem se envolver em uma jornada rumo à sustentabilidade, podemos ajudá-los com as melhores práticas”, falou Gautier.

No nível 1 do programa, as empresas participantes medirão o seu impacto ambiental atual em termos de resíduos, energia e consumo de água, bem como emissões de gases com efeito de estufa.

Ao mesmo tempo, a EBAA acredita que os padrões de responsabilidade social precisam de ter uma base igualmente clara à medida que o STARS avança no sentido da acreditação para ambos os aspectos do programa. “Isto não pode ser apenas um rótulo de redução de dióxido de carbono. É um rótulo de sustentabilidade holístico, que abrange as pessoas, o planeta e a rentabilidade”, disse Gautier.

Neste respeito, os compromissos do Nível 2 do programa para a responsabilidade social também exigirão objetivos mensuráveis para os quais a EBAA possa fornecer orientação. Estas podem incluir trabalho de sensibilização para estudantes e comunidades mais amplas, realização de doações a grupos desfavorecidos, fornecimento de “vôos de solidariedade” (talvez a pacientes que necessitam de tratamentos médicos complexos) e fornecimento de escritórios acessíveis e um ambiente de trabalho de apoio para pessoas de diversas origens.

A EBAA pretende apoiar especialmente as pequenas empresas entre os seus membros, que podem considerar que começar no caminho da sustentabilidade ambiental e da responsabilidade social é um grande passo a dar.

Em última análise, para tornar os objetivos do STARS significativos, Gautier disse que os participantes precisarão garantir que “a estratégia seja aplicada às pessoas em toda a cadeia de valor [da aviação executiva], incluindo seus clientes, fornecedores e partes interessadas”. [EL] – c/ fonte