EBAA marca posição de defesa do setor da aviação de jatos do transporte particular diante de ameaças de pretensões regulatórias de restrição da atividade aérea, em 10.09.22
Com o setor da aviação de jatos particulares na Europa ouvindo pretensões de uma possível regulamentação governamental para desestimular e conter a operação aérea, incluindo aumento de impostos ou até proibições definitivas, a Associação Européia de Aviação Executiva (EBAA – European Business Aviation Association) argumenta que tais medidas podem ter um efeito deletério nos crescentes esforços de sustentabilidade da aviação.
Em um comunicado recém-divulgado, a EBAA observou que a aviação executiva sempre esteve na vanguarda da adoção de tecnologias inovadoras e mais eficientes. Além disso, o setor já está comprometido em reduzir o impacto ambiental de suas aeronaves e operações desde 2009.
O setor da aviação de jatos particulares passa por um ciclo contínuo de melhorias nos projetos aeronáuticos – de aeronaves e motores -, impulsionado por pesquisa e desenvolvimento.
Nos últimos 15 anos, o nível de emissões produzidas por aeronaves executivas diminuiu em média 36%, divulgou a EBAA.
Em termos de impacto financeiro, a aviação executiva na Europa – por meio de operações, suporte e fabricação – emprega aproximadamente 400.000 pessoas e contribui anualmente com cerca de € 90 bilhões para a economia da União Européia.
Com sua longa tradição e herança, as empresas de aviação européias estão avançando nas metas de sustentabilidade por meio de tecnologias emergentes, como combustível de aviação sustentável (SAF) propulsão elétrica e de hidrogênio e energia para líquido – pesquisas vitais que a EBAA divulga que poderiam ser prejudicadas se o setor fosse penalizado na atividade aérea.
Por fim, a EBAA instou a União Européia e seus Estados-membros a introduzir e aceitar a plataforma Céu Único Europeu (SES – Single European Sky), que está paralisada há duas décadas. Espera-se que tal medida reduza todas as emissões da aviação na Europa em 10%. [EL] – c/ fontes