Na EBACE 2024: líderes da aviação executiva perspectivam a missão global de “emissão zero” (Net Zero), em 03.06.24


Em nota pela organização, no dia 27, o compromisso da indústria com a sustentabilidade ficou evidente mesmo antes da abertura oficial da EBACE 2024 – Convenção e Exposição Européia da Aviação Executiva, entre os dias 27 e 30 de maio, em Genebra (Suíça), enquanto os líderes globais da aviação executiva discutiam as muitas medidas que estão sendo tomadas em todo o mundo para reduzir as emissões.

“É uma abordagem multifacetada”, disse o presidente e CEO da NBAA (associação da aviação executiva americana), Ed Bolen. “Mas o compromisso com emissões líquidas zero de carbono reflete-se em todos os níveis da nossa indústria”, completou Bolen.

Os participantes de um painel temático concordaram que o combustível de aviação sustentável (SAF), juntamente com um sistema de compra book-and-claim é fundamental para alcançar os objetivos da indústria, juntamente com a continuação da inovação tecnológica.

Operadores que utilizam o book-and-claim abastecem o combustível fóssil tradicional em  ponto de abastecimento em aeroporto, e na indisponibilidade local de SAF recebem crédito por compra de SAF em outro local onde o SAF é disponível. O processo cria um sistema que permite aos operadores compensar o uso de combustíveis fósseis.

“O SAF é a ferramenta chave, o instrumento chave para a descarbonização”, disse o secretário-geral da EBAA (associação da aviação executiva européia) Holger Krahmer, acrescentando que o book-and-claim não é um “sistema de lavagem verde” [greenwashing]”, como alguns sugerem, mas sim uma ferramenta adequada para disponibilizar o SAF. A aviação executiva, disse Krahmer, é pioneira na luta por um sistema resistente, mas flexível, de reserva e reclamação. “Devemos ser movidos pela inovação e pelas novas tecnologias, não pelas restrições”, acrescentou Krahmer.

Patrick Hansen, CEO da Luxaviation, disse que está vendo uma demanda dos clientes para usar SAF, mas o combustível nem sempre está disponível, especialmente em pequenos aeroportos interioranos (centrais). É por isso que um sistema de creditório na compra é vital, acrescentou Hansen. A aviação é um negócio com muita paixão, Hansen acrescentou, e que se orgulha de ser uma solução para um problema.

Kennedy Ricci, presidente da fornecedora de soluções sustentáveis ​​4AIR, disse: “O ambiente regulatório que estamos vendo no lado da SAF e na sustentabilidade em geral não tem precedentes”. E embora haja um aumento nos locais onde o SAF é oferecido, ele ainda não está generalizado.

Kurt Edwards, diretor geral do Conselho Internacional de Aviação Executiva, representante oficial da aviação executiva na ICAO, disse: “Há muito trabalho em andamento na ICAO sobre a questão da aviação e sustentabilidade”, e a organização está analisando uma ampla gama de maneiras de reduzir as emissões”. Mas muitos não sabem o que a aviação executiva está fazendo especificamente neste espaço, destacou Edwards. “Quanto mais informações, mais casos particulares, mais evidências pudermos fornecer, seremos melhores”, disse Edwards. “É realmente importante olhar para isso de forma holística”, Edwards acrescentou, para completar: “A aviação executiva deve ser vista como líder neste espaço”. [EL] – c/ fonte