EcoPulse híbrido-elétrico é exposto na feira aeronáutica Paris Air Show, em 25.06.23


O demonstrador de tecnologia híbrido-elétrica EcoPulse, desenvolvido em conjunto pelas fabricantes francesas Daher, Safran e Airbus, foi apresentado com exposição estática, numa estréia pública, nesta semana durante a feira aeronáutica Paris Air Show.

                                                                                 por David McIntosh/AIN on line

Utilizando um turboélice monomotor Daher TBM-900 convertido com um trem de força híbrido-elétrico, o projeto EcoPulse pretende avaliar as vantagens de um sistema de propulsão distribuído híbrido-elétrico, como aumento da eficiência e redução das emissões de dióxido de carbono e poluição sonora.

A Airbus é responsável por otimizar a aerodinâmica e o sistema de bateria, enquanto a Safran desenvolve o sistema de propulsão híbrida, que consiste em seis propulsores elétricos integrados distribuídos pela asa.

De acordo com Daher, a equipe do EcoPulse concluiu recentemente os testes iniciais de solo do novo sistema de propulsão, validando sua aerodinâmica e configuração de sistemas.

Tendo concluído os primeiros testes de vôo em 2022 usando um motor térmico convencional, a equipe do EcoPulse agora trabalha para integrar o sistema de propulsão híbrido-elétrico e planeja pilotar a aeronave convertida pela primeira vez neste verão.

Em março, o EcoPulse híbrido-elétrico registrou 10 horas de vôo com dois de seus seis motores instalados e, posteriormente, voou com uma configuração de quatro motores em abril.

Agora a equipe concluiu a instalação de todos os seis motores antes da estréia da aeronave na feira.

“O demonstrador acumulou até agora cerca de 27 horas de vôo com as hélices elétricas embandeiráveis”, disse o diretor de tecnologia da Daher, Pascal Laguerre. “A partir deste programa de demonstração, planejamos desenvolver nosso roteiro de produto futuro e basicamente especificar a aeronave híbrida que pretendemos produzir até o final de nosso plano de cinco anos. Esperamos até o final de 2027 poder oferecer nossa primeira aeronave híbrida ao mercado”, disse Laguerre. [EL] – c / fonte