EJet E190-E2 da presidente do Palmeiras, que atenderá viagens do time de futebol, chega ao Brasil, em 11.06.23
O jato EMBRAER EJet E190-E2 (ERJ-190-300) adquirido pela empresária e presidente de clube de futebol Palmeiras, Leila Pereira, chegou ao Brasil na noite do dia 07, pousando em Foz do Iguaçu, no PR, em viagem de traslado procedente da Europa.
O avião, registro de produção sn 19020015 e com nova matrícula PS-LMP – saiu de Portugal/Alverca, voando para Cabo Verde-Ilha do Sal/Espargos (em 04h12m) e para Brasil/Recife, em PE (em 04h08m), em duas escalas técnicas, e chegando em Foz do Iguaçu, no PR, às 22h12 (em 03h57m).
A CCR Aeroportos, operadora do Aeroporto Cataratas/Foz do Iguaçu (SBFI), informou que após formalização com a Receita Federal e a Polícia Federal, para tramitação da importação e nacionalização do avião, o jato seguirá para São Paulo. A decolagem foi programada para sexta dia 09, às 15h, segundo assessoria da operadora aeroportuária.
Segundo a assessoria do Palmeiras, a aeronave passará pelos últimos processos burocráticos de importação e nacionalização em Foz do Iguaçu, onde há disponibilidade do tramite por tratar-se região de fronteira do Brasil – com Argentina e Paraguai.
Segundo apurado pelo portal ge, Leila Pereira acredita que em até 15 dias a ANAC dará a autorização para vôo da aeronave.
O jato está configurado com 114 assentos e será utilizado em viagens nacionais e internacionais do time do Palmeiras, conforme a presidente do clube Leila Pereira.
O anúncio da aquisição foi feito em janeiro por Leila Pereira. A aeronave é de propriedade da empresa de Leila, e será disponibilizada para o clube de futebol para atender viagens da equipe principal, em operação do transporte privado. A assessoria do Palmeiras informou que o avião adquirido pela presidente do clube será para utilização do Palmeiras, mas poderá ser “alugado” para outros clubes, dependendo da disponibilidade.
O jato tem cerca de 4,5 de produção. Foi arrendado para cia. aérea norueguesa Widederoe em julho de 2019, dentro de uma encomenda de apenas três jatos da variante E190, para dar suporte à operação extra da operadora, tendo sido estocado entre dez. 2019 (até set. 2020, em Alverca, nas instalações da OGMA, uma unidade de manutenção da EMBRAER em Portuga) e dez. 2021 (estocado desde set. 2020 em Nashville, no Tennessee/EUA), quando voltou para operação pela EMBRAER, nesse período tendo as matrículas 9H-AHY e 2-RLET (em janeiro de 2022, quando tornou-se avião-demonstrador da fabricante, recebendo pintura especial de marketing da série Profit Hunter -“Tech Shark“, sendo estocado em setembro de 2022, em Alverca).