Electra Aero submente à FAA uma aplicação para certificação pelo regulamento de aeronavegabilidade PART-23 do seu avião híbrido-elétrico de nove passageiros EL-9, em 11.12.25


Em nota no dia 10, a fabricante da Virginia (EUA) Electra Aero anunciou que submeteu à FAA uma aplicação para certificação pelo regulamento de aeronavegabilidade PART-23 do seu avião híbrido-elétrico de nove passageiros EL-9.

A submissão da Electra inclui o Formulário 8110-12 da FAA, o Plano de Certificação Específico do Projeto (PSCP – Project Specific Certification Plan) e a Especificação da Aeronave (Aircraft Specification) EL9, que descrevem a base de certificação proposta pela empresa e sua abordagem para o cumprimento das normas regulatórias.

O regulamento PART-23 estabelece os padrões de aeronavegabilidade da FAA para aviões com até 19 passageiros (19 ou menos) é o caminho regulatório para certificar aeronaves para operações comerciais de passageiros e carga de menor porte.

A submissão representa um passo significativo na transição do EL-9 do desenvolvimento tecnológico para o processo formal de certificação.

O processo reflete vários anos de colaboração entre a Electra e a FAA por meio da Seção de Tecnologias Emergentes de Políticas e Normas.

“Este pedido de certificação demonstra que o EL-9 está se tornando realidade rapidamente e reflete o progresso que nossa equipe e a FAA têm alcançado em conjunto”, disse Marc Allen, CEO da Electra. “O EL-9 combina sustentação por sopro com propulsão elétrica distribuída para viabilizar viagens aéreas que levam as pessoas diretamente de onde estão para onde desejam ir. Continuaremos a colaborar com a FAA para demonstrar que o EL-9 é uma aeronave de asa fixa confiável que atenderá passageiros, transportará cargas e conectará comunidades por muitos anos”, completou Allen.
O EL-9 combina uma arquitetura de propulsão híbrida-elétrica com o design de asa de sustentação ventilada (blown-lift wing) da Electra, que canaliza o fluxo de ar sobre a asa para gerar sustentação excepcional. A tecnologia Ultra Short da Electra permite decolagens e pousos confiáveis ​​e silenciosos em apenas 150 pés (45 m.), abrindo milhares de pontos de acesso de para operação em curta distância em potencial – pequenos aeródromos, helipontos, docas, estacionamentos, instalações industriais ou áreas remotas – mantendo a velocidade, a segurança, a relação custo-benefício e o conforto de uma aeronave de asa fixa.

Segundo a Electra, ao ventilar ar sobre a asa e os grandes flaps com um conjunto de motores elétricos, a aeronave multiplica a sustentação gerada pela asa em velocidades muito baixas. Com essa técnica, é possível pousar a velocidades de apenas 35 KT, o que requer distância de operação no solo de “apenas alguns comprimentos de aeronave”. O segredo está no fluxo de ar acelerado que forma uma espessa camada de jato na borda de fuga da asa, fazendo com que a asa pareça virtualmente maior do que realmente é. Durante a subida e o cruzeiro, a ventilação de ar é reduzida, assim como são recolhidos os flapes, para operações em cruzeiro ultraeficientes.

A Electra projetou o EL-9 para viabilizar a “aviação direta”, um modelo de mobilidade silenciosa ponto a ponto que evita os congestionados centros aeroportuários. A capacidade Ultra Short da aeronave, a carga-paga e o alcance de uma aeronave de asa fixa, além da eficiência híbrida-elétrica, permitem que os operadores ofereçam um serviço regional confiável diretamente entre comunidades, centros de emprego, centros logísticos e locais remotos.

A Electra continuará sua colaboração com a FAA à medida que o EL-9 avança no processo de certificação, incluindo a colaboração para a aceitação do PSCP (Plano de Certificação Específico do Projeto), abrangendo planos de conformidade e detalhando a fase de implementação de testes do processo de Certificação Tipo. [EL]