Electra.aero testa com sucesso motor híbrido – com central elétrica a hidrogênio e bateria, em 17.09.22
Fundada em 2020 com a missão de descarbonizar a aviação e levar o transporte aéreo a todas as partes do grande e vasto mundo, a equipe da Electra.aero, de ex-engenheiros do MIT, da Boeing, da Airbus, da Pilatus e da Hondajet, concluiu com sucesso um teste integrado de seu sistema de propulsão híbrido-elétrico de sua patente e propriedade. O teste do sistema ocorreu nas instalações de desenvolvimento de propulsão da empresa na Suíça.
A central elétrica a hidrogênio e bateria destina-se a ser utilizada nas aeronaves elétricas de decolagem e pouso em curta distância (eSTOL) da Electra.
O sistema híbrido da Electra é composto por uma combinação de baterias de alta potência e um turbogerador que alimenta oito motores elétricos com suas respectivas hélices.
Atualmente, o sistema de propulsão híbrida da Electra está sendo integrado a uma aeronave de demonstração de tecnologia pilotada com a qual a empresa planeja demonstrar e mapear o desempenho ultracurto de decolagem e pouso do veículo e o consumo de combustível. As tecnologias constituintes do motor foram desenvolvidas para o eSTOL de 9 passageiros, da Electra e, posteriormente, serão dimensionadas para aeronaves maiores.
A propulsão elétrica híbrida é o primeiro passo da Electra ao longo de um caminho cuidadosamente planejado para a mobilidade aérea com zero emissões. As restrições da tecnologia de bateria contemporânea impedem a aplicação prática de usinas totalmente elétricas em veículos de Mobilidade Aérea Avançada (AAM – Advanced Air Mobility). Portanto, a propulsão híbrida-elétrica continua sendo a única arquitetura sustentável capaz de atender aos requisitos de alcance e resistência dos mercados emergentes de mobilidade aérea regional, sustenta a Electra.aero.
O design da aeronave eSTOL da Electra incorpora um grau de flexibilidade compatível com a pronta adaptação de sua propulsão elétrica de hidrogênio e bateria aos avanços na geração e armazenamento de energia.
Para apoiar seus objetivos de longo prazo, a Electra está explorando o hidrogênio verde com sua parceira Plug Power, uma empresa americana envolvida no desenvolvimento de sistemas de células de combustível de hidrogênio que substituem as baterias convencionais em equipamentos e veículos movidos a eletricidade.
O vice-presidente e gerente geral da Electra, J.P. Stewart, afirma: “Forte fuselagem acoplada e sistemas de propulsão é a marca registrada da abordagem única e escalável da Electra para fornecer emissões líquidas zero para aeronaves regionais e de categoria de transporte até 2050. A aeronave eSTOL da Electra usa essa tecnologia para o mercado de aeronaves urbanas e regionais, permitindo a redução dos cinco bilhões de toneladas de CO2 geradas pelo transporte terrestre ineficiente em carros pessoais todos os anos”.
O quadro da Electra inclui alguns dos empresários e engenheiros mais respeitados e bem-sucedidos do novo negócio de design de aeronaves; o desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais da empresa é apoiado pela NASA-USAF – Programa Agility Prime. [EL] – c/ fontes