Em 2021, EMBRAER aumenta entregas em sete jatos executivos (8%), para o total de 93, sendo 62 Phenom e 31 Praetor em 22.02.22
A EMBRAER viu suas entregas de jatos executivos chegarem a 93 unidades em 2021, mesmo com os resultados do quarto trimestre caindo na comparação ano a ano.
Seguindo um padrão que ocorreu com muitas fabricantes de jatos executivos, os totais de entregas de jatos executivos da EMBRAER aumentaram sete unidades em 2021 (8,1%), acima dos 86 enviados um ano antes. Mas os totais do 4T21 ficaram quatro unidades abaixo dos últimos três meses de 2020 (4T20), quando as fabricantes de jatos executivos estavam recuperando as entregas atrasadas no início do ano como resultado da pandemia.
No trimestre mais recente (4T21), a EMBRAER entregou 26 jatos leves – quatro (15%) Phenom 100 e 22 (85%) Phenom 300 -, sendo três (13%) jatos a mais do que os 23 jatos Phenom entregues no 4T20, incluindo um único Phenom 100 e 22 (96%) Phenom 300.
Na linha dos jatos médios Praetor, a fabricante brasileira, por sua vez, registrou sete embarques a menos (-35%), para um total de 13, no 4T21. Foram oito (62%) entregas de Praetor 500 e cinco (38%) entregas de Praetor 600. Um ano antes, no 4T20, quando a EMBRAER estava completando a transição do Legacy 450/500 para o Praetor 500/600, a fabricante entregou um único Legacy 500, seis Praetor 500 e 13 Praetor 600, totalizando 20.
Durante todo o ano de 2021, a EMBRAER entregou 62 Phenom (seis Phenom 100 e 56 Phenom 300) e 31 Praetor (14 Praetor 500 e 17 Praetor 600). Isso é em comparação com os 56 Phenom (seis Phenom 100 e 50 Phenom 300) e 30 Legacy/Praetor (um único Legacy 650 e 500 cada, juntamente com 10 Praetor 500 e 18 Praetor 600) enviados em 2020.
No 4T21, a EMBRAER foi impulsionada por um acordo assinado com a NetJets para até 100 Phenom 300 adicionais. As entregas sob o último acordo, avaliado em US$ 1,2 bilhões, devem começar no segundo trimestre de 2023 para as frotas da NetJets no EUA e na Europa. O trimestre também foi marcado por algumas entregas importantes, incluindo o primeiro Phenom 300E no Equador e o primeiro Praetor 500 no Canadá (para a provedora de propriedade compartilhada AirSprint Private Aviation).
Combinada com suas outras linhas de negócios, a EMBRAER informou que sua carteira de pedidos firme atingiu US$ 17 bilhões até o final do ano, seu maior total desde o segundo trimestre de 2018.
Comentários dos dados operacionais do 4T21 pela XP
Figuras operacionais em linha com o guidance; indicações positivas de adição de ordens
Conteúdo XP – 21/02/2022:
https://conteudos.xpi.com.br/acoes/relatorios/embraer-embr3-dados-operacionais-do-4t21/
A XP comentou os dados da EMBRAER de entregas e números operacionais no 4T21, avaliados como neutros, com entregas para aviação comercial e executiva de 48 e 93 unidades em 2021, respectivamente, em linha com o guidance previamente anunciado pela empresa (45-50 unidades para aviação comercial e 90-95 unidades para a divisão executiva).
Além disso, a XP registra que viu uma contínua indicação positiva de adições líquidas de pedidos, com 28 aeronaves adicionadas à carteira de aviação comercial da empresa no 4T21, implicando um índice book-to-bill¹ de 1,9x em 2021.
¹ índice book-to-bill se refere às adições líquidas de ordens na carteira x o total de entregas, implicando em quantas vezes a entrega a companhia tem aumentado (ou reduzido) sua carteira de pedidos.
Entregas: as entregas da aviação comercial e executiva de 16 e 39 aeronaves, respectivamente, no 4T21, implicando 48 e 93 unidades para o ano inteiro de 2021, respectivamente, em linha com o guidance previamente anunciado de 45-50 unidades para a divisão comercial e 90-95 unidades para a divisão executiva em 2021 e em linha com as estimativas da XP de 47 aeronaves para a divisão comercial e 93 unidades para o segmento de aviação executiva.
Carteira de pedidos: a carteira de pedidos consolidada da EMBRAER de US$ 17,0 bilhões continuou a melhorar sequencialmente no 4T21 (vs. US$ 16,8 bilhões no 3T21 e US$ 14,4 bilhões no 4T20), e já incorporando o aditivo contratual com a FAB (Força Aérea Brasileira) referente à redução de pedidos para o KC-390 Millennium (impacto de aproximadamente US$ 500 milhões). Notamos uma indicação positiva de adição de pedidos, com 28 aeronaves adicionadas no 4T21 (20 E-195 E2 e 8 E-175 E1) implicando um índice book-to-bill nos últimos doze meses de 1,9x.
A XP reitera visão otimista sobre a EMBRAER, apoiada por (i) recuperação da aviação comercial impulsionando a melhoria do desempenho operacional, e (ii) potencial de valor da Eve para suportar o prêmio de valuation da EMBRAER vs. histórico (EV/EBITDA 2022 de 8,5x vs. valores históricos de 7,5x).
[EL] – c/ fontes