Em 2022, IADA vê aumento de 2% nas vendas de aeronaves executivas, com a recuperação da indústria, mas espera estabilização do mercado, em 26.01.23


O mercado de negócios de aeronaves executivas continuou sua recuperação em 2022, de acordo com o relatório da IADA – International Aircraft Dealers Association (associação internacional de revendedoras de aeronaves executivas).

Revendedores credenciados pela IADA e corretores certificados reportaram 1.399 vendas de aeronaves usadas, representando US$ 9,3 bilhões ao longo de 2022. Isso representa uma transação média de cerca de US$ 8 milhões por aeronave.

A IADA observa mais uma vez que dezembro foi surpreendentemente movimentado (talvez com a ajuda das necessidades de facilidades tributárias e redução de impostos no final do ano), com 259 revendas reportadas. Este total é o dobro (100%) do volume mensal médio e 4 (1,6%) a mais que o total de dezembro de 2021.

O diretor executivo da IADA, Wayne Starling, teve o cuidado de moderar as expectativas para o setor no futuro em breve. “Olhando para o futuro, os membros da IADA têm expectativas um pouco mais modestas do que há um ano para o mercado de revenda de aeronaves nos próximos seis meses”, disse Starling. “Com base em nossa pesquisa de perspectiva dos membros da IADA, as projeções de revenda de seis meses mais moderadas também se aplicam ao mercado de financiamento e leasing de aeronaves”.

Austin Bass, gerente de pesquisa de mercado de revenda OgaraJets, em Atlanta (EUA), concorda com o sentimento de Starling. “Nos próximos seis meses, acredito que continuaremos vendo a normalização do mercado. Prevejo um mercado mais equilibrado, com a maioria das aeronaves começando a se desvalorizar ligeiramente acima dos níveis pré-pandêmicos”, acrescentou Bass, “o preço de aeronaves de muitas horas vodas e antigas provavelmente cairá mais, enquanto o preço de aeronaves recém-entregues provavelmente se beneficiará dos pedidos por entregas [backlog] das fabricantes”.

Johnny Foster, presidente da OgaraJets, disse que sua empresa ainda tem em 2023 bastante NOS (New Old Stock – “Novo estoque antigo”, ou estoque antigo”, como uma métrica para projeções de vendas considerando o já atual estoque disponível, no caso de unidades usadas). “Embora os estoques tenham subido ligeiramente no terceiro/quarto trimestre, a OGARA registrou quatro semanas consecutivas de queda em dezembro. Nossa projeção de primeiro trimestre permanece nivelado com um punhado de remanescentes – sobras – em 22 transações, bem como várias novas listagens e compromissos de aquisição. O mercado de hoje ainda favorece muito o vendedor; no entanto, esperamos ver um aumento lento da oferta à medida que avançamos no segundo trimestre e no verão [americano], criando algum abrandamento nos preços. Dito isso, não prevemos um aumento significativo da oferta nem uma diluição significativa dos preços”, discorreu Foster.

Embora em 2020 para frente tenha sido bastante um período “gentil” com a indústria de jatos executivos no geral, pode ser sensato definir as expectativas para um aumento modesto em relação aos números de 2019, segundo nota da mídia de aviação Aero News Network. Uma cadeia de suprimentos complicada, às vezes errática, dificuldades na aquisição de materiais estratégicos da indústria oriental e problemas econômicos iminentes no horizonte podem dificultar um boom esperado na aviação executiva.

Os membros da IADA observaram que os próximos 6 meses devem trazer um ligeiro aumento no estoque, com perspectivas estáveis de suprimento (disponibilidade), caso as condições de mercado permaneçam estáveis como estão no momento. [EL] – c/ fontes

 

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