Em 2023, entregas da Gulfstream de 111 aeronaves caem (de 120, em 2022) devido ao atraso do G700, mas devem “disparar” em 2024, com a fabricante projetando entregas de 160 jatos, incluindo 50 jatos G700, em 26.01.24


Atrasos na certificação da FAA para jato executivo G700 “privaram” a General Dynamics, controladora da fabricante Gulfstream, um faturamento de US$ 1 bilhão e US$ 250 milhões em ganho na divisão aeroespacial do grupo, disse o presidente e CEO da General Dynamics, Phebe Novakovic, nesta terça dia 24, durante reunião com investidores para apresentação do resultado trimestral 4T23.

A Gulfstream contava com a certificação do G700 no final do ano e planejava entregar de 15 jatos do novo modelo no mês passado, o que não se concretizou devido a circunstâncias “fora do nosso controle”, disse Novakovic, provavelmente referindo-se à agência FAA e ao processo de certificação mais longo por causa dos problemas ocorridos na certificação do Boeing 737MAX.

Os clientes desses primeiros 15 jatos G700 foram informados no início desta semana para se prepararem para as entregas neste trimestre.

Em 2023, a Gulfstream entregou 111 jatos, sendo 89 jatos de cabine larga (80,2%) e 22 jatos supermédio G280 (19,8%), ante 120 jatos [-9 unidades, ou 7,5%], sendo 96 jatos de cabine larga (80%) [ +7 unidades, ou +7,9%] e 24 jatos supermédio G280 (20%) [+2 unidades, ou +9,1%]. Os 111 jatos entregues em 2023 foram um rebaixamento às entregas planejadas entre 133 e 135 aeronaves (uma diferença de 22 a 24 aeronaves, ou 17,2% pela média).

Ainda assim, a divisão aeroespacial da General Dynamics, que inclui a Gulfstream e a Jet Aviation, registrou aumento anual de cerca de US$ 50 milhões tanto em receita como lucro, para receita anual de US$ 8,621 bilhões e US$ 1,182 bi de lucro.

A carteira de pedidos aeroespaciais subiu para US$ 20,454 bilhões em 31 de dezembro, acima dos US$ 19,516 bilhões do ano anterior, uma diferença de US$ 938 milhões (4,8%).

Novakovic disse que o pipeline de vendas da Gulfstream continua “robusto e saudável” e observou que a relação book-to-bill [encomenda : entrega/faturamento] da divisão aeroespacial foi de 1,2:1 no ano passado.

Olhando para o futuro, Novakovic disse que a Gulfstream está preparada para entregar 160 jatos neste ano, incluindo 50 jatos G700 e menos G280 (devido ao conflito em Gaza – uma vez que o G280 é fabricado para a Gulfstream pela IAI, em Tel Aviv). A meta de 160 entregas portanto envolve um aumento de 49 aeronaves, ou 44%. Na ordem financeira, a previsão é de aumento de 12% da receita e 33% do lucro. [EL] – c/ fonte