Em Blumenau/SC, C152 de instrução pousa com King Air 200 alinhado para decolar, em 10.11.21


No dia 05, o bimotor turboélice Beechcraft King Air B200 de prefixo PS-TXH (registro de produção sn BB-1240, ano de fabricação 1985), propriedade e operado pela Táxi-aéreo Hércules Ltda. (empresa de Curitiba/PR), com três tripulantes, iria decolar do Aeródromo de Blumenau (SSBL), neste município de SC, com destino do Aeroporto do Bacacheri (SBBI), município de Curitiba/PR (86 MN ao norte), para um vôo de treinamento. Quando o bimotor estava alinhado para decolagem, a tripulação verificou que um outro avião – o monomotor Cessna C152 de prefixo PR-RGS (registro de produção sn 15282524, ano de fabricação 1978), propriedade e operado pelo Aeroclube de Blumenau, com dois tripulantes, em missão de treinamento -, ingressara na perna-base, e posteriormente na final, para pouso. Foram feitas pela tripulação do bimotor diversas tentativas de rádio-contato e sinalização de luzes, contudo o monomotor de instrução acabou executando um toque e arremetida na pista.

Após estabelecido contato entre as duas aeronaves, um tripulante (INVA) do monomotor de instrução informou que havia baixado o volume do rádio para instruir o piloto-aluno e se esqueceu de retornar o volume.

O evento foi listado no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente registrado no horário de 17:10Z (14:10LT), envolvendo Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM)/Serviço de comunicação, navegação e vigilância (CNS) e incursão de pista.

O bimotor Beechcraft King Air B200 de prefixo PS-TXH (registro de produção sn BB-1240, ano de fabricação 1985), propriedade e operado pela Táxi-aéreo Hércules Ltda., está registrado na categoria do serviço público não-regular, com último registro de compra/transferência em agosto de 2021. O avião está aprovado para capacidade de até nove passageiros e MTOW de 5.670 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em agosto de 2021, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até agosto de 2022.

O monomotor Cessna C152 de prefixo PR-RGS (registro de produção sn 15282524, ano de fabricação 1978), propriedade e operado pelo Aeroclube de Blumenau, está registrado na categoria de instrução privada, com último registro de compra/transferência em fevereiro de 2018. O avião é aprovado para operação VFR noturna e MTOW de 757 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em março de 2018, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até setembro de 2022.

O Aeródromo de Blumenau (SSBL) – Regional de Blumenau/“Quero-Quero” -, público, fundado em 1970, é operado pelo município. Dista cerca de 25 MN a oeste de Navegantes (SBNF), a 40 MN a SW de Joinville (SBJV) e a 58 MN a NW de Florianópolis/SBFL. Em elevação de 59 pés, tem pista 18/36 de 30 x 1.080 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 17. É homologado para operação VFR diurna. O circuito de tráfego deve ser realizado pelo setor leste do aeródromo; ROTAER informa a atividade aérea de aeronaves e planadores em voo de instrução próximo ao aeródromo.