Em junho, estoque de jatos executivos usados disponíveis cai ligeiramente, com aumento de aeronaves fora de produção com até 7 anos de fabricação, com maior quantidade de aeronaves novas no mercado, na pesquisa da Jefferies, em 23.07.25

Em post no dia 22 na plataforma online da AIN, a editora da revista mensal da mídia Kerry Lynch repercutiu dos dados relatório recente da instituição financeira e analista de ativos Jefferies, quanto ao mercado de jatos executivos usados.
O estoque disponível de jatos executivos usados caiu ligeiramente neste mês (1,49%) em relação ao ano anterior (YoY), para 1.189, mas aumentou 11% para aqueles fora de produção há menos de sete (7) anos, de acordo com um relatório recente da Jefferies.
Para todos os segmentos de jatos executivos usados, os jatos leves lideraram a queda na base comparação anual, com queda de 5%, seguidos pelos jatos pesados, com queda de 1%. Isso compensou um aumento de 2% na disponibilidade de jatos médios, informou a Jefferies, citando sua análise e dados da Amstat.
Os jatos executivos usados à venda, em junho, caíram em relação de 1.207 em 2024 para 1.189 aeronaves, uma diferença de 18 unidades – 1,49%, no mês passado. As aeronaves disponíveis representam 4,7% da frota total, ainda perto das mínimas históricas observadas nos últimos anos.
Enquanto isso, os preços dos modelos de jatos mais novos caíram 6%, com o estoque aumentando para 3,6% da frota, ante 3,4% no ano anterior. No entanto, o estoque disponível para modelos mais novos permaneceu inalterado em relação a junho.
Os jatos Bombardier disponíveis caíram 3% em relação ao ano passado, para 62 unidades, representando 3,4% da frota, com uma queda de 10% nos modelos Challenger à venda.
O estoque de Dassault Falcon usados permaneceu estável em relação ao ano anterior, em 25 unidades, ou 4,7% da frota ativa.
Os estoques da Gulfstream aumentaram 11% em relação ao ano anterior, para 61 unidades, ou 3,3% da frota. Isso foi impulsionado por 9 (nove) G650 adicionais no mercado, totalizando 30 unidades, enquanto a Gulfstream continua expandindo a frota de seu “jato-chefe’, o G700.
Oitenta e um (81) jatos Cessna Citation estavam à venda, um aumento de 21% em relação ao ano anterior, com mais 7 (sete) jatos do modelo M2 e 4 (quatro) jatos Sovereign no mercado.
O número de aeronaves EMBRAER à venda aumentou 26% em relação ao ano anterior, para 39 unidades.
Enquanto os preços médios de tabela caíram, os preços de jatos Gulfstream aumentaram 4%, para US$ 28,5 milhões, e os preços de tabela da EMBRAER subiram 1%, para US$ 12,7 milhões. Os preços de jatos Dassault Falcon caíram 11% em relação ao ano anterior, e os preços da Bombardier caíram 13% em relação ao ano anterior, para US$ 20,9 milhões. Os preços de jatos Cessna Citation também caíram 13%. [EL]