Em levantamento da AIN, para aviação geral-executiva, 1T22 não registra acidentes fatais com jatos executivos globalmente, em 27.04.22


Por post da mídia AIN, nesta segunda dia 25, nenhum acidente fatal envolvendo jatos executivos em todo o mundo foi registrado nos primeiros três meses deste ano versus um evento com fatalidade no mesmo período (trimestre) do ano passado.

No entanto, no 1T22 foram registrados cinco acidentes não-fatais envolvendo jatos executivos registrados no EUA versus três no mesmo período do ano passado (1T21), de acordo com estatísticas preliminares coletadas pela AIN.

Jatos executivos registrados fora do EUA não tiveram ocorrências classificadas como acidentes tanto no 1T22 como no 1T21.

O único acidente fatal com um jato executivo em todo o mundo no primeiro trimestre do ano passado ainda está sob investigação do NTSB. Em 09 de janeiro de 2021, um Cessna Citation 560, em um vôo do transporte privado (PART-91) colidiu no solo após um mergulho numa espiral do FL310, matando o piloto, o único ocupante. Informações preliminares do NTSB relataram que os registros da FAA não indicavam que o piloto possuía habilitação Tipo para o Citation 560.

Dos cinco acidentes não-fatais de jatos executivos com registro não-americano, no primeiro trimestre (1T22), dois ocorreram com aviões do transporte privado (PART-91) e três com aviões do transporte não-regular, por demanda (PART-135). No mesmo período do ano passado (1T21), todos os quatro acidentes (um fatal e três não-fatais) ocorreram em vôos do transporte privado (“-91”), não tendo havido acidentes em vôo de fretamento (“-135”) nos primeiros três meses de 2021.

As operações de propriedade fracionada (PART-91 – Subparte “K”, pela regulamentação do EUA) continuaram um recorde de vários anos sem acidentes.

Mas as fatalidades em acidentes de turboélices comerciais não-regular e de passageiros registrados no EUA dispararam no primeiro trimestre. Doze (12) pessoas perderam a vida em três (03) acidentes no 1T22 versus duas (02) pessoas que morreram em um único (01) acidente no 1T21.

O NTSB ainda está investigando o acidente fatal ocorrido em 07 de fevereiro de 2021, quando um Cessna Conquest caiu enquanto estava em uma descida de aproximação.

Em 13 de fevereiro de 2022, o piloto morreu no acidente de decolagem de um Piper Meridian após a decolagem do Aeroporto do Condado de Johnson, em Olathe, no Kansas.

Em outro acidente na mesma data, o piloto, seu filho e seis passageiros morreram quando seu Pilatus PC-12 caiu no Oceano Atlântico na Carolina do Norte.

Três ocupantes também morreram no acidente de um bimotor turboélice Beechcraft King Air C90 de matrícula americana no México, em 28 de março de 2022.

Houve uma fatalidade em acidentes em turboélices executivos registrados fora do EUA no primeiro trimestre deste ano contra 17 mortes em três acidentes no mesmo trimestre do ano passado.

Em 30 de março de 2022, o piloto, que se acreditava ser o único ocupante de um Cessna Caravan 208 registrado na Alemanha, morreu quando o monomotor atingiu uma montanha na Suíça. [EL] – c/ fontes


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