Em operação conjunta, FAB e PF interceptam em Gavião Peixoto (SP) bimotor procedente do Paraguai, em vôo clandestino, transportando droga, em 17.08.23


Conforme notícia da própria postada no dia 26 (de julho), a FAB, na manhã do dia 26 (de julho – quarta), nas proximidades de Gavião Peixoto (SP), a 150 MN a noroeste de São Paulo capital, interceptou um avião bimotor Beechcraft Baron 58 que ingressou no espaço aéreo brasileiro oriundo do Paraguai. Duas aeronaves de Defesa aérea A-29 “Super Tucano” e o avião-radar EMBRAER E-99 foram empregadas na missão, realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF).

Ao ingressar no espaço aéreo brasileiro, sem Plano de vôo, o avião passou a ser monitorado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pela PF. A partir de então, os pilotos de Defesa aérea seguiram os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA) e a aeronave foi classificada como suspeita, conforme previsto no Decreto n° 5.144, de 16/07/2004. Após descumprimento das ordens dos pilotos da FAB, foi necessário que a Defesa aérea comandasse o tiro de advertência. Nesse momento, a aeronave fez um pouso forçado em uma pista de terra nas proximidades de Gavião Peixoto (SP).  Depois disso, a Polícia Federal assumiu as Medidas de Controle de Solo (MCS). Os dois ocupantes do avião se evadiram antes da chegada dos policiais.

Os policiais constataram que o avião transportava mais de 500 kg de cloridrato de cocaína.
A ação fez parte da Operação “Ostium” e da Operação “Ágata”, do Ministério da Defesa, interligadas ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF). O objetivo permanente é coibir ilícitos no espaço aéreo brasileiro, no qual atuam em conjunto a FAB e órgãos de Segurança Pública.

A operação também foi divulgada pela Polícia federal, em nota postada no mesmo dia 26.

Segundo a nota da PF, em conjunto com o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), o Comando de Aviação Militar da PM/SP (Águia) e o Grupo Especial de Fronteira (GREFON/MT), a PF interceptou no dia 26 uma carga de aproximadamente 400 kg de cocaína que estava sendo transportada em um avião, procedente do Paraguai, com destino à região de Araraquara (SP), a cerca de 139 MN de São Paulo, e 18 MN a leste de Gavião Peixoto (a 43 MN a NE de Bauru e 55 MN a SW de Ribeirão Preto). A oeste de Gavião Peixoto, a divisa Brasil-Paraguai dista cerca de 500 MN.

Após interceptação pelos “caças” da FAB, o piloto da aeronave pousou numa pista de terra próxima à da Rodovia Brigadeiro Faria Lima, abandonando o avião e fugindo pela mata.

Diligências foram realizadas na região em busca dos ocupantes do avião. A apreensão da droga e do avião foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Federal em Araraquara (SP) para os procedimentos de Polícia Judiciária.