Em outubro, atividade da aviação executiva na América do Norte tem aumento impulsionada por vôos de fretamento, enquanto atividade na Europa retrai, com restante global seguindo aquecido, em 11.11.24
Chad Trautvetter, editor da plataforma on-line, em post no dia 07, escreveu que a atividade de vôos de aeronaves executivas em outubro aumentou 2,3% na base de comparação ano a ano (YoY), graças em parte ao mercado norte-americano, que obteve um aumento de 0,5% – contra um declínio previsto de 2,7% -, depois que a atividade de fretamento se tornou positiva, de acordo com os dados mais recentes da pesquisa de mercado TraqPak, da Argus International. O mercado europeu fechou em queda de 4,3% no mês, enquanto o resto global viu um aumento de 20,8% na comparação ano a ano na utilização de aeronaves.
A Argus está prevendo uma redução de 1,1% na base comparativa YoY da atividade de aeronaves executivas norte-americanas voando e um aumento de 1,8% na Europa neste mês.
Por categoria operacional, os vôos de operação compartilhada na América do Norte aumentaram 8,4% em relação ao ano passado, enquanto a atividade de fretamento do segmento PART-135 teve um ganho marginal de 0,2% e a atividade do transporte privado, pelo PART-91, caiu 2,3%, com ganhos em aeronaves menores e declínios em aeronaves maiores.
As categorias de aeronaves foram principalmente positivas na América do Norte no mês passado, mas os vôos de jatos de cabine larga caíram 8,4% em relação ao ano passado. Os jatos leves tiveram alta 2,5% em relação a outubro de 2023, seguidos por jatos de médio porte e turboélices com aumentos de 2% e 1,8%, respectivamente.
Na Europa, apenas os jatos de médio porte tiveram um aumento na atividade no mês passado, apenas 0,4% em relação ao ano passado. Os vôos de turboélice sofreram a maior ‘erosão’ na região, caindo 11,3% na base YoY, enquanto os jatos leves e de cabine larga caíram 2% e 4,1%, respectivamente.
A atividade na América do Sul, Ásia-Pacífico e África foi impulsionada por ganhos de 24% a 29% na base YoY em atividade de vôos turboélice, jato leve e jato de médio porte, compensados por uma redução de 39,6% em vôos de jatos de cabine larga.
“A atividade de vôo de outubro definitivamente nos surpreendeu. Esperávamos que a América do Norte registrasse cerca de 300.000 vôos, mas isso superou nossas expectativas e conseguiu produzir um ganho de atividade ano a ano”, disse o vice-presidente de software da Argus, Travis Kuhn. “As duas grandes estórias no relatório de atividade são o mês positivo para a atividade da PART-135 e, por outro lado, os declínios na atividade de cabine larga dos segmentos PART-91 e PART-135”, falou Kuhn. [EL]