Em setembro, alta de operações na América do Norte puxam o crescimento global da atividade da aviação executiva, nos dados da Argus, em 12.10.25


Em post no dia 07 na plataforma online da AIN, editora da revista mensal da mídia Kerry Lynch repercutiu os dados do último relatório da Argus International TraqPak relativo à atividade de vôos da aviação executiva, globalmente.

A atividade global de vôos de aeronaves executivas aumentou 7,2% em setembro, com a América do Norte registrando seu maior ganho mensal — fora do boom inicial da pós-Covid — desde setembro de 2015, de acordo com o último relatório TraqPak da Argus International. As operações na América do Norte aumentaram 7,5% na comparação anual (YoY), e a Europa marcou seu quinto mês consecutivo positivo, com um aumento de 2,5%.

Fora do impacto da Covid, os maiores ganhos anuais na América do Norte ocorreram em fevereiro de 2016 e dezembro de 2019, ambos com aumento de 6,9% nas operações.

Em setembro, na América do Norte, todas as categorias operacionais apresentaram tendência positiva, lideradas mais uma vez pelas operações de compartilhamento, com um aumento de 13,2%. A atividade do segmento de vôos por fretamento (PART-135) cresceu 7,3% enquanto o segmento do transporte particular (PART-91) cresceu 5,4%. Todas as categorias de aeronaves também registraram ganhos, com jatos leves liderando com alta de 8,3%, seguidos por jatos de médio porte com alta de 8,2%, por turboélices com alta de 7% e por jatos de cabine grande com alta de 5,6%.

Considerando o tamanho de cabine e a categoria da operação, a atividade de jatos grandes na operação compartilhada “disparou” em setembro, com alta de 20,7%, seguida de perto por jatos leves na operação compartilhada com um ganho de 19,3%. Apenas um segmento apresentou queda na comparação anual: as operações de jatos de cabine grande no segmento de vôos por fretamento (PART-135) caíram 0,4%.

Enquanto isso, na Europa, na comparação anual, os jatos de cabine grande lideraram os aumentos em setembro com 7,3%, seguidos pelos jatos de médio porte com 3,5%. No entanto, a atividade de jatos leves e turboélices caiu 1% e 0,6% no mês, respectivamente.

No restante do mundo, em setembro, a atividade de vôos da aviação executiva cresceu 11,4% na comparação anual, liderada pelas operações de jatos leves, que aumentaram 21,9%.

A Argus prevê que esse impulso continue em outubro, mas em um ritmo mais contido na América do Norte. A Argus prevê um aumento de 0,7% YoY na América do Norte neste mês, mas uma melhora de 4,4% na Europa.

“Os níveis de atividade em setembro superaram em muito as expectativas, o que tem sido a tendência ultimamente. Estamos observando uma forte demanda em todos os setores”, disse Travis Kuhn, vice-presidente sênior de software da Argus. “Observamos uma pequena fraqueza na atividade do PART-135 com cabine grande, e os novos ganhos no PART-91 serão um segmento a ser observado, considerando todas as dificuldades dos últimos anos. No geral, este é um ótimo momento para se estar, à medida que nos aproximamos do que é tradicionalmente o mês mais forte do calendário da aviação executiva”, completou Kuhn. [EL]