Em três dias, dois incidentes com aviões C152 da mesma escola em pouso em Bragança Paulista/SP, de “estouro de pneu” e de colisão com ave, em 27.10.22


No dia 12, o monomotor Cessna 152 de matrícula PR-JBD decolou do Aeroporto Estadual Arthur Siqueira (SBBP), em Bragança Paulista, em SP, para um vôo local de instrução, com dois tripulantes. Às 14:15Z (11:15LT), durante um dos pousos, de toque e arremetida, houve o estouro do pneu do trem de pouso principal direito, com a arremetida sendo abortada na sequência e o avião parando na pista. O avião teve danos leves.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, de CENIPA, como incidente de estouro de pneu. Os trabalhos relativos à ocorrência estão finalizados. No tocante da investigação aeronáutica, pelo CENIPA, o avião foi liberado para o operador.

O Aeroporto Estadual Arthur Siqueira (SBBP), em Bragança Paulista, em SP, tem pista (16/34) de 30 x 1.200 m., de asfalto (resistência de pavimento PCN 16), em altitude de 2.930 pés, para operação VFR diurna/noturna. O aeródromo conta com serviço de informação de tráfego aéreo de aeródromo (AFIS), com expediente de 10:15-21:45Z (07:15-18:45LT), diariamente. O aeródromo funciona de 11:00-21:00Z (08:00-18:00LT) ou em outro horário mediante prévia solicitação junto da operadora aeroportuária, a VOA SP.

Conforme boletins METAR, o tempo no “Arthur Siqueira” (SBBP) era bom, em condição VMC, com visibilidade de 9 km (passando a 10 km ou mais no reporte de 17Z) e céu com poucas nuvens com base a 3.000 pés, vento de sudoeste de fraco – com direção predominante de 240º (262º – mag.) mas com incidência variando 120º, de 180º a 300º (202ºV322º – mag.), temperatura do ar (em ascensão) chegando a 26ºC e pressão atmosférica estabilizada em 1.021 hPa.

METAR SBBP 121300Z 25007KT 180V300 8000 FEW030 SCT100 25/16 Q1021=
METAR SBBP 121400Z 24006KT 180V300 9000 FEW030 SCT100 26/16 Q1021=
METAR SBBP 121500Z 24007KT 180V300 9000 SCT035 SCT100 27/15 Q1021=

O vento de 240º (262º – mag.) incide quase que transversalmente (través) à pista (16/34). Vento de 180º (202º – mag.) implica uma componente de proa para pista 16 de angulação de 42º (com o eixo), vento de 300º (322º – mag.) implica uma componente de proa para pista 34 de angulação de 18º (com o eixo).

O Cessna 152 de matrícula PR-JBD (registro de produção sn 15284338, fabricação 1980) pertence e é operado pelo Aeroclube de Bragança Paulista, sendo registrado na categoria do transporte de Instrução Privada, com último registro de compra/transferência em agosto de 2020. O avião é aprovado para dois ocupantes e MTOW de 757 kg, para operação VFR diurno/noturno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em setembro de 2020, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até agosto de 2023.

No dia 15, o monomotor Cessna C152 de matrícula PR-CRL decolou do Aeroporto Estadual Arthur Siqueira (SBBP), para um vôo de instrução com um instrutor e um piloto-aluno a bordo. Durante um dos pousos, às 13:00Z (10:00LT), na arremetida no solo, houve a colisão de uma ave de pequeno porte com o parabrisa. O avião não foi danificado.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, de CENIPA, como incidente de colisão com ave (BIRD). Os trabalhos relativos à ocorrência estão finalizados. No tocante da investigação aeronáutica, pelo CENIPA, o avião foi liberado para o operador.

Ao horário do vôo, conforme boletins METAR, o tempo no “Arthur Siqueira” (SBBP) era bom, em condição VMC, com visibilidade de 10 km ou superior, céu com duas camadas de nuvens esparsas com bases a 2.500 pés e 10.000 pés, temperatura do ar (em ascensão) chegando a 23ºC e pressão atmosférica estabilizada em 1.026 hPa; o vento era moderado, de 12 KT (para ser reportada de 14 KT), de direção predominante sudeste (DV 130º – DM 152º) mas com incidência variando 140º, de 60º a 200º (82ºV222º – mag.).

METAR SBBP 151200Z 13010KT 040V180 9999 SCT023 22/15 Q1026=
METAR SBBP 151300Z 13012KT 060V200 9999 SCT025 SCT100 23/15 Q1026=
METAR SBBP 151400Z 13014KT 090V180 9999 SCT023 SCT100 24/14 Q1026=

O vento de 130º (152º – mag.) implica uma componente de proa para pista 16 de angulação de 8º (com o eixo); vento de 060º (82º – mag.) implica uma componente de proa para pista 16 de angulação de 78º (com o eixo), uma incidência pela esquerda quase transversal à pista, já o vento de 200º (222º – mag.) implica uma componente de proa para pista 16 de angulação de 62º (com o eixo), com uma incidência pela direita.

O Cessna 152 de matrícula PR-CRL (registro de produção sn 15281558, fabricação 1978) pertence e é operado pelo Aeroclube de Bragança Paulista, sendo registrado na categoria do transporte de Instrução Privada, com último registro de compra/transferência em outubro de 2013. O avião é aprovado para dois ocupantes e MTOW de 757 kg, para operação VFR diurna/noturna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em janeiro de 2022, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até janeiro de 2023.