EMB-202 “Ipanema” se acidenta em Santa Vitória do Palmar, no RS, por perda de controle em vôo, em 19.12.21
No dia 11, o EMBRAER EMB-202 “Ipanema” de prefixo PT-UXD (registro de produção sn 20001076, fabricação no ano 2009) decolou da APUA (Área de Pouso para Uso Aeroagrícola) “Sassa Marmeleiro”, no município de Santa Vitória do Palmar, no extremo sul do RS (240 MN a S-SW de Porto Alegre/SBPA) e divisando com Uruguai, por volta das 19:40Z (16:40LT), para um vôo local de pulverização aeroagrícola. Na sequência, no posicionamento da aeronave na área de aplicação, houve a perda de sustentação e a aeronave colidiu contra o solo. O avião foi destruído, e o piloto (único ocupante) teve ferimentos graves.
O acidente está listado no painel SIPAER, do CENIPA, com tipificação de LALT – de Operação em baixa altura e de LoC-I – de perda de controle em vôo. O avião foi retido para investigação do CENIPA.
O município de Santa Vitória do Palmar está em baixa altitude, quase ao nível do mar, ladeado pela Lagoa Mirim (a oeste) e pela Lagoa Mangueria e o mar (a leste).
O avião é operado pela PLA e Silva Aviação Agrícola Ltda., em regime de alienação fiduciária. O avião está registrado na categoria de transporte público/Serviço Aéreo Especializado (SAE)-Aerogrícola, com último registro de compra/transferência em outubro de 2009. Está aprovado para MTOW de 1.800 kg, sem passageiro. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em agosto de 2015 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até julho de 2022. O RAB já consta a suspensão do CA “por avaria da aeronave em acidente/incidente”.