EMB-2020A “Ipanema” tem ruptura da fixação das asas no fim de manobra de alijamento de água sobre uma estrada, em passagem baixa, em fazenda em Lagoa da Confusão, no TO, em 11.12.21


Neste domingo dia 05, o agrícola EMBRAER/NEIVA EMB-202A “Ipanema” (IPAN) de prefixo PT-UZI (registro de produção sn 20001133, ano de fabricação 2010), operado pela empresa Imagem Aviação Agrícola, sofreu acidente com queda após ruptura da fixação das asas no fim de manobra de lançamento (alijamento) de água, em passagem baixa, numa propriedade-fazenda em Lagoa da Confusão, no TO.

Vídeo do momento do acidente:
https://www.youtube.com/watch?v=nEL9zaV3TLo

Apesar da gravidade do acidente, o piloto (domiciliado em Votuporanga/SP) sobreviveu e está em recuperação de duas fraturas, uma na clavícula e em outra em uma das pernas.

A empresa Imagem Aviação Agrícola, com sede em SP, confirmou a queda, a sobrevivência do piloto, que recebe assistência necessária, e que foi contratada para pulverizar a plantação, mas, como o tempo estava chuvoso, o piloto resolveu fazer um teste. O líquido que o avião aparece despejando sobre a plantação nas imagens é água.

O centro do município de Lagoa da Confusão, no Estado do TO, dista 85 MN a SE de Palmas, e 65 MN a NW de Gurupi.  Conforme cadastro aeroportuário, o município de Lagoa da Confusão conta com dois aeródromos:
[1] AD privado “Santa Isabel do Morro” (SWIY) – com pista (12/30) de 30 x 1.540 m., de asfalto (PCN 25), em elevação de 646 pés, a 77 MN a SW do centro de Lagoa da Confusão, às margens do rio Araguaia, na divisa do TO com MT
[2] AD privado “Alberi Juliani” (SIGE) – com pista (17/35) de 30 x 1.000 m., de cascalho (aeronaves com até 5.600 kg), em elevação de 663 pés, a 2,3 MN a NE do centro de Lagoa da Confusão

O avião está registrado na categoria de transporte público/SAE – Serviço Aéreo Especializado/Aeroagrícola, com último registro de compra/transferência em janeiro de 2013. O avião é aprovado para MTOW de 1.800 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em outubro de 2016, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até outubro de 2022.

Em 25/11/2017, às 11:30Z (08:30LT), o avião envolveu-se em um acidente de pouso na pista-fazenda Cataco (SDTO), em Ubarana (SP). No pouso de regresso após missão de pulverização, na sequência do toque, o avião escapou pela lateral direita da pista para colidir com cercamento de arame farpado. O avião teve danos substanciais, mas o piloto não teve ferimentos.

Atualização [g1 – 12/12/2021] – o piloto segue internado e recebendo tratamento em um hospital do Tocantins. Ele publicou em rede social uma mensagem de áudio falando sobre o acidente e que sofreu fraturas. “Rapaz, passei um sustinho aí nesses dias. Fui dar uma alijada no avião e saiu a asa em vôo. É um milagre. Só quebrei alguns ossos, o braço, a clavícula, algumas costelas e o joelho”.

Segundo Castor Becker Junior, representante do SINDAG, o piloto da aeronave viajou a serviço para o Tocantins. “O piloto faria uma aplicação em uma lavoura de arroz, mas, por conta das condições meteorológicas, não foi possível. Como estava abastecido com água, o piloto decidiu fazer um vôo para fazer o lançamento e tudo aconteceu”, explicou Castor. Ainda de acordo com Castor, o avião estava com a revisão em dia e não houve falha humana para o acidente. “Não é preciso dizer que o piloto nasceu de novo. Ele é extremamente experiente. Foi feita a Inspeção Anual Mecânica [IAM] na aeronave. Tudo estava dentro da lei. A asa direita se dobrou. O avião voava em uma altitude baixa e caiu em cima de uma lavoura de arroz. Ela é encharcada e macia”, afirma.

O caso será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), com a participação da EMBRAER.

Atualização: a ocorrência foi listada no painel SIPAER, do CENIPA, com classificação de acidente de perda de componente em vôo, registrado no horário de 17:55Z (14:55LT).

Segundo súmula factual inicial, o avião decolou de uma área de pouso eventual localizada na Fazenda Bom Jesus, município de Lagoa da Confusão, no TO, por volta das 17:50Z (14:50LT), com o objetivo de realizar vôo local. Após passagem sobre a pista, para alijamento da água presente no hopper, durante a recuperação, ocorreu a quebra das duas asas da aeronave. O avião teve danos substanciais e o piloto teve lesões graves.

No tocante à investigação aeronáutica, o avião foi liberado para o operador.