EMBRAER adentrando na era da sustentabilidade, em 13.10.21


Sob seu plano de sustentabilidade multifacetado recentemente anunciado, a EMBRAER voou com quatro aviões/modelo para a convenção NBAA-BACE, em Las Vegas, com combustível de aviação sustentável (SAF) e usando o programa Book-and-Claim. Os quatro jatos – Praetor 500 e 600 e Phenom 100EV e 300E – foram destacados para a área da exposição estática da feira.

Em agosto, a fabricante brasileira de aeronaves estabeleceu uma série de metas ambientais, sociais e de governança (ESG – Environmental, Social, and Governance), que vão desde a neutralidade de carbono até 2040 até a inclusividade e o lançamento de seus produtos de emissão zero com o seu eVTOL da sua unidade EVE até 2026.

“Temos uma oportunidade de remodelar o futuro”, disse o presidente e CEO da EMBRAER Aviação Executiva Michael Amalfitano durante um café da manhã para a mídia na terça dia 12, na programação da NBAA-BACE. “Nossa visão é reimaginar a mobilidade”, enfatizando o uso da sustentabilidade para alcançar esse esforço, disse Amalfitano.

Para ajudar a alcançar a meta da indústria de aviação de emissões líquidas de carbono zero até 2050, a EMBRAER está desenvolvendo produtos, serviços e outras tecnologias sustentáveis, incluindo o uso de fontes por eletrificação, híbrido, hidrogênio, combustível de aviação sustentável (SAF), e outras alternativas de energia. A EMBRAER ainda irá compensar as emissões residuais por meio de projetos de eficiência, energia alternativa disponível ou tecnologia avançada.

A EMBRAER também colaborou com a fornecedora AvFuel para trazer o SAF da Neste para o Aeroporto Internacional de Melbourne/Orlando (KMLB), na Flórida. A Avfuel entregou o combustível para Sheltair Melbourne para armazenamento e manuseio e os jatos executivos da EMBRAER, da linha de montagem em Melbourne estão sendo abastecidos com este SAF para vôos de demonstração. Uma entrega inicial de 8.000 galões (30.320 litros) de uma mistura de querosene com 30% de SAF ocorreu em meados de julho, e uma segunda carga semelhante foi entregue no início deste mês.

A mídia AIN acompanhou a viagem do Phenom 300E para a missão de apresentação na convenção NBAA-BACE, em Las Vegas, no vôo de Melbourne/Orlando (KMLB), na Flórida, para o Aeroporto Executivo Henderson (KHND), em Las Vegas, no Nevada, sede da feira, uma viagem de 1.810 MN para W-NW. O jato foi abastecido com SAF, para a demonstração dos benefícios do combustível sustentável. Segundo informação da EMBRAER, o SAF utilizado era de processamento de resíduos de carne animal.

Para a partida, o jato, o de prefixo N720EE, foi abastecido com 7.000 lb. (3.178 kg, ou 3.960 litros) de mistura de querosene/QAV e SAF. Na primeira etapa da viagem, de Melbourne/Orlando (KMLB), na Flórida, para o College Station/Aeroporto Easterwood Field (KCLL), no Texas, a 835 MN a oeste de Melbourne/Orlando (KMLB) e 995 MN a SE do Aeroporto Executivo Henderson (KHND), em Las Vegas, no Nevada, o jato consumiu 2.800 lb. (1.271 kg, ou 1.583 litros).

Uma vez que não havia disponibilidade de SAF em College Station/Aeroporto Easterwood Field (KCLL), a EMBRAER recorreu ao programa da AvFuel Book-and-Claim (pedido/reivindicação de direito de compensação) – um programa em que uma operadora, não atendida pelo seu pedido, reclama o não-atendimento com a reivindicação de reserva de abastecimento em outra aeronave requerendo QAv/JET-A com a troca para SAF disponível, entre unidades de abastecimento da AvFuel. No caso específico, a EMBRAER abasteceu 3.000 lb. (1.362 kg, ou 1.695 litros) de QAv/JET-A, e reclamou compensação e adquiriu os direitos de crédito do SAF, implicando que todo o vôo de Melbourne/Orlando (KMLB), na Flórida, para Las Vegas (KHND), equivalente, foi executado com utilização de SAF (de 10.000 lb./4.540 kg/5.655 litros).

Incluindo as duas ‘pernas’ do vôo de Melbourne/Orlando (KMLB), na Flórida, para Las Vegas (KHND), com a escala em College Station/Aeroporto Easterwood Field (KCLL), no Texas, o jato consumiu 6.115 lb. (2.776 kg, ou 3.457 litros). Caso utilizando apenas QAv/JET-A, isso equivaleria a 7,03 toneladas de emissões de CO2. Mas com a mistura de 30% de SAF utilizada, a emissão de CO2 reduziu isso em 24% (quase 1/4), para 5,34 toneladas.

No geral, a EMBRAER estabeleceu metas de redução de 50% nas emissões líquidas de carbono até 2040 a partir da linha-base de 2018, e 100% de energia a partir de fontes renováveis ​​até 2030, crescimento neutro em carbono a partir de 2022 como linha-base de 2021 e o uso de SAF neste ano.

Para atingir as emissões líquidas de zero da aviação até 2050, a EMBRAER também está explorando o desenvolvimento de tecnologias elétricas e outras, incluindo eVTOL, mas também planejando trabalhar com fornecedores para tornar as aeronaves compatíveis com o uso 100% de SAF, e isso inclui trabalhar para expandir a escala de produção global de SAF.

Na frente tecnológica, a EMBRAER já voou com um demonstrador totalmente elétrico baseado no monomotor agrícola EMB-203 “Ipanema, numa em parceria de tecnologia com a WEG e a EDP, duas das maiores provedoras de soluções de mobilidade elétrica do Brasil, divulga a EMBRAER. O demonstrador elétrico realizará testes até 2023, para então a EMBRAER ajustar a bancada de testes com uma célula a combustível de hidrogênio para avaliar essa tecnologia a partir de 2025.

Para o líder Praetor 600, a EMBRAER está desenvolvendo o conceito de design de cabine Praeterra. Com isso, os materiais da cabine serão adquiridos de forma sustentável e desenvolvidos de uma forma permitindo segunda vida, uma vez que não sejam mais necessários numa aeronave. [EL] – c/ fontes