EMBRAER anuncia novo recurso Autothrottle para o Phenom 300E, em 15.10.23


Em notícia do dia 12, a EMBRAER anunciou um novo recurso de sistema de aceleração automática – Autothrottle – para o jato executivo leve Phenom 300E. O recurso opcional foi criado para aprimorar a já amigável cabine do Phenom 300E, equipado com avançado cockpit Prodigy Touch baseado no suíte aviônica Garmin G3000, aperfeiçoando ainda mais as capacidades operacionais do jato, a aeronave sendo certificada para operar com um único piloto (Single Pilot).

O recurso estará disponível como item opcional para as novas aeronaves Phenom 300E no terceiro trimestre de 2024.

A EMBRAER informa que também está comprometida em apoiar aeronaves em operação por meio de um Boletim de Serviço (SB/BS) disponível a partir do quarto trimestre de 2024, para aeronaves que receberam provisões incorporadas de fábrica a partir de janeiro de 2023.

Os pilotos poderão voar o Phenom 300E de maneira mais automatizada e intuitiva, por meio da avançada tecnologia de automação do autothrottle, que auxiliará no controle de aceleração durante as diversas fases do vôo. Para os passageiros, isso resultará em um conforto ainda maior na cabine.

“Estamos entusiasmados com a integração do autothrottle ao conjunto de aviônicos do Phenom 300E. É mais um exemplo da mentalidade de evolução contínua da Embraer, ouvindo o feedback dos clientes e aprimorando ainda mais um produto líder do setor. Inovações como esta melhoram a experiência e agregam ainda mais valor aos operadores. É por isso que um jato como o Phenom 300E continua oferecendo a melhor experiência em sua categoria”, disse Michael Amalfitano, presidente e CEO da EMBRAER Aviação Executiva.

Com esta melhoria, a série Phenom 300 continua na liderança em desempenho, tecnologia e conforto. Jato leve mais vendido do mundo por 11 anos consecutivos, o Phenom 300 é também o mais voado nos EUA – com mais de 700 unidades em operação e mais de 2 milhões de horas de vôo registradas. A aeronave é capaz de atingir velocidade MACH 0,80 e oferece aviônicos incomparáveis, incluindo o primeiro ROAAS – Runway Overrun Awareness and Alerting System (Sistema de Alerta e Prevenção de Saída de Pista/excursão de pista), modo de descida de emergência, arremetida acoplada e muito mais.

Imagens Phenom 300:
https://eej.imagerelay.com/sb/0f1c09b1-c7eb-4171-a6a5-cb531f132cd7/phenom-300e-autothrottle-pr

O Phenom 300E é o jato de operação single-pilot mais rápido e de maior alcance, com velocidade máxima de cruzeiro de 464 KTAS e um alcance de 2.010 MN (3.724 km) com cinco ocupantes e reservas IFR da NBAA. Com o melhor desempenho de subida e de pista em sua classe, o Phenom 300E custa menos para operar e manter do que seus pares. A aeronave é capaz de voar à altitude de 45.000 pés (13.716 m.), impulsionada por dois motores Pratt & Whitney Canada PW535E1, com 3.478 lbf. de empuxo cada. O cockpit amigável para o piloto permite uma operação de piloto único e oferece o avançado Prodigy Touch Flight Deck, baseado na aclamada suíte de aviônicos Garmin 3000. As características incorporadas das aeronaves de uma classe acima incluem reabastecimento de ponto único, um lavatório com serviço externo e uma escada de entrada semelhante à de jatos maiores.

O Phenom 300E oferece uma cabine espaçosa com o EMBRAER DNA Design e seu compartimento de bagagem está entre os maiores de sua categoria. As maiores janelas da classe oferecem iluminação natural abundante na cabine, bem como no banheiro privativo. O conforto dos assentos, com reclinação e capacidade de movimento total, é reforçado pela melhor pressurização entre os jatos leves (altitude máxima da cabine de 6.600 pés). O Phenom 300E possui zonas de temperatura distintas para pilotos e passageiros, um guarda-roupa e refreshment center, opções de comunicação de voz e dados e um sistema de entretenimento.