EMBRAER aproveitando o bom momento do mercado de aeronaves executivas, aproveitando a “onda” de novos compradores de jatos entrantes no mercado, em 26.05.22


O presidente da EMBRAER Executive Jets (EEJ) Michael Amalfitano está motivado pelo grande número de novos compradores de jatos que migram para a aviação executiva.

A fabricante brasileira está aproveitando a “onda” de novos compradores de jatos executivos que entram no mercado.

Na agenda da feira de aviação executiva européia EBACE 2022, Amalfitano explicou ainda que a base da aviação privada está em expansão.

“Novos usuários estão entrando no mercado, e estamos muito bem posicionados com nossos produtos porque esses compradores de primeira viagem estão comprando jatos leves de nível básico e aeronaves de categoria média; se fazem isso no por questão de aquisição [como investidor com a aquisição] ou por questão de utilização [como usuário], os números estão crescendo significativamente”, disse Amalfitano, para a mídia AIN. “A demanda existe. São pessoas que sempre puderam comprar um jato. No passado, eles podiam não ter a justificativa, mas estão preocupados com a saúde e a segurança” e não querem viajar em companhias aéreas. Além disso, esses novos compradores estão optando por novas aeronaves porque aeronaves usadas com as mesmas capacidades simplesmente não estão disponíveis. É um momento entusiasmante para estar na aviação executiva. Há muitas coisas boas acontecendo em termos de inovação, não apenas em sustentabilidade, mas também em tecnologia”, discorreu Amalfitano quanto ao atual cenário da aviação executiva pela posição de fabricante de aeronáuticas.

Após um ano recorde de vendas no ano passado, a EMBRAER agora tem uma relação book-to-bill [encomenda : entrega/faturamento] de 2,1:1, de acordo com Amalfitano, que disse que a carteira de pedidos entre todas as suas aeronaves (executivas) agora se estende até o terceiro trimestre de 2024.

Para 2022, a EMBRAER está prevendo entregar na faixa de 100 a 110 jatos executivos.

“Esse período criará uma previsão de crescimento entre 7 e 18 por cento para o ano”, Amalfitano explicou, para emendar: “Estamos confiantes de que seremos capazes de atender a essas expectativas, e isso significará crescimento para todo o setor de negócios”.

Amalfitano apontou para o Phenom 300E, que a EMBRAER promove como o jato bimotor executivo mais entregue na última década. Amalfitano descreveu o jato leve como otimizado para missão com preço, custo operacional e recursos de sustentabilidade perfeitos para os novos clientes que entram no mercado.

Uma nova versão de “ambulância aérea” (transporte aeromédico) do jato, o Phenom 300 Med equipado com um interior de nível hospitalar, está em fase de conclusão. O primeiro aparelho da versão deve ser entregue ao cliente nas próximas semanas.

Olhando para os produtos maiores do portfólio da EEJ, Amalfitano observou o crescimento na aceitação dos jatos médios Praetor 500 e 600 por departamentos de vôo corporativo do EUA, em alguns casos substituindo aeronaves de outras fabricantes. Amalfitano acredita que, à medida que o mercado europeu se recuperar, esse padrão se repetirá.

Notavelmente, a EMBRAER entregará três jatos Praetor 600 para a operação da Flexjet na Europa até o final do mês.

Além dos novos clientes – com 35% sendo de clientes que nunca tiveram um jato antes -, a EMBRAER fez um bom trabalho em manter os seus clientes conquistados. “Temos uma alta taxa de aderência [fidelização]”, explicou Amalfitano. “Nossos clientes têm mais de 80% de fidelidade aos produtos da EMBRAER, e a razão para isso é que estamos focados em inovações centradas no ser humano. Estamos sempre procurando aprimorar nossos produtos”, completou Amalfitano. [EL] – c/ fontes